terça-feira, 14 de abril de 2015

Surpresas desagradáveis!

Cymbidium Vogel's Magic
 Recebi um Cymbidium Vogel's Magic no dia de São Valentim, com 7 hastes florais, uma verdadeira maravilha que me deixou muito feliz.
 Porém, duas semanas depois, a orquídea abortou várias hastes que ainda estavam por abrir e mesmo as que já tinham as flores abertas, estavam pendentes, como se precisassem de água. Tentei de tudo, mudei-a de lugar algumas vezes, mas só quando as folhas começaram a amarelar é que decidi tomar a atitude de emergência: reenvasa-la.


 Eu já tinha achado estranho a planta só ter dois pseudobolbos encostados ao limite do vaso e não no meio. Ao remover o velho substrato fiquei a saber o motivo do estado lastimável em que estava a ficar: tinham-lhe cortado e subtraído pseudobolbos e com isso cortado as poucas raízes sãs que lhe restavam.

Na foto vê-se a superfície lisa feito pelo corte!

 Esta descoberta arrasou-me por completo, o que lhe fizeram compromete gravemente a saúde da orquídea! Não sei quem o fez ou se ainda foi no horto que a cortaram! Tenho uma suspeita, mas guardo-a para mim mesma. Fiquei com tanta raiva, mas tanta que até chorei!

 A foto em cima mostra o pouco que sobrou. As hastes tiveram que ser cortadas para poupar a energia da planta para a sua recuperação. Mesmo aquelas raízes já não estão em bom estado, mas tive que as deixar ficar, pode ser que ainda consigam fornecer alguma nutrição à orquídea.
 A planta foi reenvasada no dia 21 de Março, no entanto só hoje é que ganhei coragem para escrever sobre o assunto. Ainda sinto raiva ao falar ou escrever sobre isto.
 Ainda é cedo para fazer balanços. De certa forma convenci-me de que já a perdi!

Sem comentários:

Enviar um comentário