quarta-feira, 27 de maio de 2015

Alstroemerias


 Comprei a minha primeira Alstroemeria seguramente há 8 ou 9 anos numa feira. Era uma pequena divisão que vinha envasada dentro de um garrafão de água. Desde que a coloquei numa parte do meu jardim, e embora já tenha retirado divisões para oferecer, ocupa agora uma área aproximada de 2x1,2 metros.
Alstroemeria (NOID, nº1)

 Infelizmente é uma variedade que cresce muito alto e com tendência a tombar sobre outras plantas. Uso-a como flor de corte porque tem uma boa durabilidade, desde que se removam as folhas (que têm tendência a amarelar). 


 Há 4 anos ofereceram-me um Cymbidium que trazia pelo meio uns pés de Alstroemeria. Nunca chegou a florir, mas a pessoa que me ofereceu a orquídea achava que seria uma Alstroemeria amarela. Quando reenvasei o Cymbidium, removi os pequenos tubérculos da Alstroemeria e plantei-os no jardim. Ao fim destes anos, decidiu florir pela primeira vez esta primavera e confirma-se a cor: é de facto uma Alstroemeria amarela, de flor e porte pequeno.
Alstroemeria (NOID, nº2)


 Recentemente fiz uma troca com uma tia: dei-lhe uma divisão da minha Alstroemeria cor-de-rosa escuro em troca de uma divisão da sua Alstroemeria cor-de-rosa claro.
 Ainda não decidi em que parte do jardim vou colocar esta divisão, mas ela não se fez rogada e decidiu florir mesmo estando em vaso.
Alstroemeria (NOID, nº3)

Sem comentários:

Enviar um comentário