terça-feira, 16 de junho de 2015

Sementeira em substrato de Coco

 Há alguns meses atrás havia à venda no Lidl umas caixas sortidas para germinação de sementes: umas com sementes para a horta e outras com sementes para o jardim.
 Aventuramo-nos primeiro com o "Set" para a horta, que continha sementes de Curgetes, Pepinos, Pimentos e Tomates. A experiência foi engraçada, bem sucedida e todas as plantas já estão na horta em flor.

 O "Set" de que venho falar hoje, o de jardim, encontrei-o em Maio em promoção e acabou por vir para casa comigo. 

 Dentro da embalagem vinham 4 sacos com substrato de coco comprimido, 4 etiquetas e 4 pacotes com sementes de: Antirrhinum majus (conhecidos por boca-de-lobo, ou então por boca-de-leão), Calendula officinalis (Calendula vulgar), Helianthus annuus (Girasol vulgar) e Lobelia erinus (que tenho bastante no jardim e que já deu origem a um "post" aqui).


 Como disse, o processo é engraçado: a caixa traz 4 sacos com substrato de coco comprimido. A cada saco junta-se 300ml de água e depois é aguardar 2 minutos e ver o substrato a "crescer". (Lamento não ter feito um vídeo.) É uma experiência interessante para fazer com crianças, já que até esta adulta ficou fascinada!
 Depois de o substrato de coco expandir, basta espalhar as sementes. No meu caso semeei todas com a excepção da Lobelia erinus, porque acho que a que tenho já chega!
 A minha sementeira foi feita no dia 28 de Maio, numa quinta-feira:
Sementeira feita no dia 28-05-2015

 Alguns dias depois, mais concretamente no dia 4 deste mês (exactamente uma semana depois) já as sementes haviam germinado nos 3 sacos, a ritmos diferentes, é certo:
Sementeira a 04-06-2015 (Antirrhinum majus à esquerda, Helianthus annuus atrás e Calendula officinalis à direita) 

 Nesta semana e meia que entretanto passou, os Girassois (Helianthus annuus) já estão no ponto de serem mudados para o jardim e as Calendulas em breve:
Sementeira a 16-06-2015 (Antirrhinum majus à esquerda, Helianthus annuus atrás e Calendula officinalis à direita) 

 Ponto extremamente positivo: nunca tinha tido antes tanto sucesso com as sementes de Boca-de-leão (Antirrhinum majus). Sempre tive dificuldade em as fazer germinar!

Sem comentários:

Enviar um comentário