sábado, 26 de novembro de 2016

Cymbidium 'Cora Flor'

Cymbidium 'Cora Flor'

 Esta temporada o meu Cymbidium 'Cora Flor' bateu records: desenvolveu 7 hastes (sem problemas desta vez) e 4 delas já estão floridas. Já causa um excelente espectáculo, imagino como será quando estiver completamente florido.
 No ano passado começou por desenvolver 3 hastes, mas acabou por apenas vingar 1 com 4 flores. Este ano, eu tinha detectado 6 hastes a desenvolver, mas na realidade são 7. 

 Não desiludiu, pelo contrário!

Cymbidium 'Cora Flor'

Cymbidium 'Cora Flor'

Cymbidium 'Cora Flor'

Cymbidium 'Cora Flor'

Cymbidium 'Cora Flor'

Cymbidium 'Cora Flor'

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Inês,
      Este é um Cymbidium temperamental. Fez gazeta este ano, não floriu, nem sequer criou uma haste raquítica.
      Só tenho uma divisão do Cora Flor. Já o tentei dividir uma vez, mas desisti. Tem o hábito de criar novos pseudobolbos pelo meio, em cima dos pseudobolbos antigos. É um pesadelo! Limito-me a deixa-lo crescer e a muda-lo para vasos maiores.
      Gosto de ter divisões extra de todos os Cymbidium. Mas há alguns que não se dividem naturalmente e eu não gosto de os andar a cortar à faca. Este é um deles, nem para mim consigo tirar divisões!

      Eliminar
  2. Pois, entendo. Obrigada na mesma, realmente é muito bonito, gostava de ficar com uma divisão. E do tracyanum, tem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não tirei divisões do Tracyanum. É daqueles Cymbidium que dá gosto ver tornar-se uma planta grande, porque quando floresce, uau!
      Está a começar a atingir os limites do vaso. Tenciono mudá-lo no próximo ano e provavelmente dividir.
      Como lhe respondi na publicação do Tracyanum, como nunca vendi divisões, poderemos fazer uma troca. Vamos falando.

      Eliminar
  3. Eu nunca mais encontrei o post onde lhe pedi o tracyanum... sou péssima nestas coisas. Troca até poderíamos fazer se eu tivesse coragem de dividir as minhas. Tenho alguns enormes já super apertados em vasos de 50cm e mesmo assim ando à procura de vasos maiores para não ter de me aventurar a dividir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que conheci alguém que tinha orquídeas monstruosas que foram reenvasadas para cestos plásticos pretos. Não muito estético, mas resolveu a situação! :-)
      Então sofremos do mesmo mal! :-) Gosto de deixar as orquídeas crescer bem. É raro tirar divisões, até para mim mesma, só quando dá para dividir facilmente ou quando já estão no vaso maior e a rebentar pelas costuras.
      Ainda hoje estive a tentar tratar de um dos Cymbidium (que era da minha mãe). Dava para dividir, mas eu teria que andar a cortar e partir raízes novas e saudáveis. É uma orquídea demasiado preciosa para mim, jamais a iria estragar daquela forma. Sabe o que fiz? Voltei a coloca-la no mesmo vaso e amanhã vou comprar um vaso maior para a reenvasar, sem dividir.
      Já perdi Cymbidiuns depois de os ter dividido à bruta (isto nos meus inícios), alguns que nunca mais conseguirei repor. Por isso agora prefiro ter um Cymbidium a ser mudado todos os anos para um vaso maior do que o perder completamente ou debilitar.

      Eliminar
    2. Eu sinto-me dividida porque gosto tanto das minhas plantas que seria melhor ter em duplicado, para o caso de uma morrer. Mas não tenho mesmo coragem... Enfim. Algum dia terá de ser, quando não encontrar mesmo vasos maiores...

      Eliminar