quinta-feira, 22 de março de 2018

As minhas compras na Exposição de Orquídeas do Porto 2018

Dendrobium kingianum (variedade cor-de-rosa, embora na fotografia pareça roxo)

 Levei comigo uma pequena lista mental das Orquídeas que mais desejava comprar, em vão. Não as encontrei. 
 Como consolo, comprei (no Wingarden):

Dendrobium (loddigesii x pierardii) x loddigesii;
Dendrobium (loddigesii x pierardii) x loddigesii (à direita, um dos meus Dendrobium loddigesii - bem diferente, não?)

Dendrobium (loddigesii x pierardii) x loddigesii - duas gemas na base, infelizmente uma delas foi comida por uma lesma que vinha no vaso!

Dendrobium (loddigesii x pierardii) x loddigesii - o pseudoblbo com flores em desenvolvimento

Dendrobium (loddigesii x pierardii) x loddigesii - o outro pseudobolbo, com keikis
 Como se chamará um híbrido primário (Dendrobium Bohemian Rapsodycruzado novamente com um dos pais? Retrocruzamento? Deixa de ser primário?
 Divagações à parte!...
 Embora seja um híbrido, com apenas dois longos pseudobolbos (com uns 70cm de comprimento), comprei esta orquídea porque uma das "canas está prestes a florir (se entretanto não abortar) e porque traz alguns keikis na outra "cana" (o que considero sempre um bónus, caso algo corra mal com a planta mãe). 

Dendrobium kingianum.
Dendrobium kingianum (variedade cor-de-rosa)

Dendrobium kingianum (variedade cor-de-rosa)

Dendrobium kingianum (variedade cor-de-rosa)

Dendrobium kingianum - as duas divisões, à esquerda, a que veio como oferta!
 Vi tantos Dendrobium kingianum floridos na Exposição do Porto e depois de uma construtiva conversa com um dos vendedores do Horto Wingarden, decidi comprar uma divisão de um Dendrobium kingianum cor-de-rosa. O vendedor, também ele um aficionado com uma mini-colecção de kingianuns, ofereceu-me uma segunda divisão - dois em um, portanto. 



 Para além das minhas modestas compras, um colega orquidófilo ofereceu-me uma divisão do seu Dendrobium Delicatum (híbrido primário entre o Dendrobium speciosum e o Dendrobium Kingianum). Se não estou em erro, esta planta em particular produz flores completamente brancas - tenho que confirmar. 
Dendrobium Delicatum
 Dizem que é de fácil cultivo e o facto de ser "filho" do Dendrobium speciosum (uma das orquídeas que tanto busco) é suficiente para que o deseje cultivar há já algum tempo.

Dendrobium Delicatum

Sem comentários:

Enviar um comentário