terça-feira, 15 de maio de 2018

Pelo jardim

Calendula

Calendula

 Gosto de ter Calendulas no jardim. Não as uso como flor de corte, mas gosto do colorido e em especial destas dobradas. Embora ainda não as tenha usado para esse fim, as Calendulas têm propriedades medicinais, essencialmente dermatológicas. 
 Nunca preciso de as semear. Vão nascendo espontaneamente pelos canteiros do jardim.



Antirrhinum majus
Antirrhinum majus



















 Neste momento só tenho este Antirrhinum majus. Já tive tantas cores mas infelizmente foram-se perdendo ao longo dos anos. 
 Tenho sempre muita dificuldade em obter novas plantas através das sementes. 



Freesia roxa clara

Freesia branca

Freesia amarela

Freesia amarelo forte

Freesia vermelha

Freesia roxa
 Este ano foi um péssimo ano para fotografar as Freesias. Muita chuva, poucas flores e as que escaparam, muito estragadas.



Allium aflatunense 'Purple Sensation'
 Já tinha tentado cultivar Allium aflatunense 'Purple Sensation' há alguns anos. Floriram apenas na Primavera seguinte e depois desapareceram. Este ano decidi cultiva-los em vaso, quem sabe se terei melhores resultados.



Dianthus - Cravo
 Está a chegar a época de floração dos Cravos (Dianthus). Este é o primeiro a fazê-lo. São plantas de cultivo muito fácil por aqui. Só lamento que, todas as variedades que tenho, cresçam demasiado e seja necessário estar sempre a tutora-las. Tenho saudades daqueles cravos que haviam na minha infância: criavam uma touceira, cresciam pouco e com caules muito direitos. 



Viola riviniana
 Agora tenho-as por todo o lado!



Narcissus poeticus var. recurvus
 Os meus Narcissus poeticus var. recurvus costumam florir mais tarde do que os outros Narcisos. Mas este ano, só vi uma flor e já a encontrei assim, muito comida pelos insectos.

Sem comentários:

Enviar um comentário