quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Liparis viridiflora

Liparis viridiflora - a 22-07-2019

  Esta Liparis viridiflora foi-me oferecida há mais de duas semanas atrás. Com esta oferta, num espaço de 4 meses fiquei com 3 orquídeas do género Liparis. Este género é uma novidade para mim. O problema é que ainda não completei um ciclo com elas e por esse motivo não sei como vão reagir ao meu Inverno (embora supostamente sejam capazes de aguentar algum frio). Esta espécie encontra-se distribuída por uma vasta área Geográfica desde o Sudeste Asiático, China, Japão, Tailândia, etc., entre os 300 e os 2500 metros de altitude (segundo o Orchidspecies), aguentando climas frios a quentes. Em algumas páginas na Internet é descrita como uma orquídea que gosta de climas quentes (desde com boa humidade), mas num forum li que aguenta temperaturas mínimas de 5ºC.
 Não se encontra muita informação na Internet sobre o cultivo desta orquídea, mas através das parcas informações encontradas decidi que o melhor seria montá-la num dos meus suportes de rede plástica. Esta decisão teve em consideração o facto desta espécie ser epífita ou rupícola e de exigir um substrato com boa drenagem que lhe permita que as raízes sequem um pouco entre regas. 

Liparis viridiflora - a 22-07-2019
 Assim, no meu suporte com Leca e esfagno no interior, poderei regar a Lipares viridiflora com regularidade durante estes meses quentes (que coincide com a fase de crescimento do novo pseudobolbo) e facilitar a necessidade de um "período de seca" entre regas  no Inverno para estimular a floração.
 Como a Liparis viridiflora cresceu até este momento em vaso, decidi cobrir as raízes que trazia com um pouco de esfagno, porque não sendo raízes aéreas não estarão adaptadas ao ambiente seco do meu jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário