segunda-feira, 12 de outubro de 2020

2º Pseudobolbo da época

Cattlianthe Rojo (Cattleya nº2, comprada em Forjães)


 O desenvolvimento de um segundo pseudobolbo na mesma época é já algo habitual com algumas das minhas Cattleyas híbridas. Porém espanta-me que 3 das minhas espécies tenham este ano embarcado também na onda. Nada contra!



Cattlianthe Rojo (Guarianthe aurantiaca x Cattleya milleri

Cattlianthe Rojo (Cattleya nº2) - Os 2 pseudobolbos desta época

 Não me recordo que esta orquídea tenha criado antes dois pseudobolbos por época, se o fez, foi excepcionalmente.

Cattlianthe Rojo (Cattleya nº2) - Os 2 pseudobolbos desta época

 O primeiro pseudobolbo saiu mais pequeno do que o anterior e sem espata. O segundo pseudobolbo parece estar a crescer melhor, vai ser mais alto, mas para já ainda não tem espata.
 Seria interessante conseguir fazê-la florir novamente. Apesar da floração efémera, as flores são bonitinhas. 



Laelia anceps dawsonii f. chiapensis
Laelia anceps dawsonii f. chiapensis

 Comprei-a no ano passado, portanto ainda está nas minhas mãos há pouco tempo. Ainda não estou familiarizada com o ritmo de crescimento dela.
 Esta época desenvolveu o primeiro pseudobolbo com um tamanho excelente (na fotografia em cima, o pseudobolbo mais no topo). Depois decidiu criar um segundo pseudobolbo a partir da outra frente de crescimento.

Laelia anceps dawsonii f. chiapensis - O segundo pseudobolbo da época.




Laelia anceps var. veitchiana
Laelia anceps var. veitchiana  - Os dois pseudobolbos da época: o recém formado e o que está a começar a desenvolver!

 Falei dela na publicação anterior, por isso não vale a pena me repetir.



Laelia purpurata var. carnea
Laelia purpurata var. carnea
 
 A Laelia purpurata var. carnea criou mais do que um pseudobolbo por época durante os primeiros anos cá em casa, na fase de adaptação á mudança de hemisfério. 
 Agora adaptada, a crescer e florir bem, criar um segundo pseudobolbo  durante um Outono normal (com noites frescas) é muito incomum! Mas venha daí ele!
 Em relação ao primeiro pseudobolbo, já maturou e tem uma bela espata.

Sem comentários:

Enviar um comentário