quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Orchid Haul - Europlantas

 
Orchid Haul

 Confesso que tive diversas reservas ao fazer esta encomenda, mas na impossibilidade de me poder deslocar até Ovar (por causa das restrições causadas pela pandemia) para escolher pessoalmente as orquídeas, arrisquei. Ainda bem que o fiz, para já estou agradada com as plantas que recebi.
 Comecemos então!



Dendrobium Hibiki
Dendrobium Hibiki

Dendrobium Hibiki

Dendrobium Hibiki

 Supostamente seria um Dendrobium Hibiki sem flor, mas foi agradável descobrir bem no centro um ramalhete de pequenas flores cor-de-rosa.



2 Dendrobium (híbridos do tipo nobile)
Dendrobium (sem ID)

 Têm ambos melhor aspecto do que o Dendrobium que lá comprei (e pelo mesmo preço) no ano passado: ambos com duas "canas" bem gordinhas. Porém a lamentar que tragam os novos rebentos danificados (comidos?) e os vestigios de pseudobolbos antigos cortados junto à base, uma asneira que acredito ter sido cometida nos orquidários de origem!
Dendrobium (sem ID, nº3)

Dendrobium (sem ID, nº3) - Gema em desenvolvimento!

Dendrobium (sem ID, nº3) - Gema em desenvolvimento!

Dendrobium (sem ID, nº4)

Dendrobium (sem ID, nº4) - 6 pseudobolbos cortados na base!!!


 Apesar da floração deles ter sido recente, uma das plantas tem uma gema em crescimento. Expectativa de que saia de lá flores em vez de keiki! Algo me diz de que serão ambos de cor branca, mas quem sabe não tenho uma surpresa!...



Epidendrum (vermelho)
Epidendrum (sem ID)

Epidendrum (sem ID)


 Para muita gente, os Epidendrum são orquídeas de cultivo muito fácil, mas eu nunca me aventurei com eles, à excepção do pequeno Epidendrum cor-de-laranja que comprei no ano passado lá em Ovar. Mas esse não se desenvolve lá grande coisa!
Epidendrum (sem ID) - Imensos keikis

 A planta que recebi é fantástica, enorme!!! Tem vários keikis a crescer por todo o lado. Perfeito para fazer algumas divisões.
Epidendrum (sem ID) - Flores quebradas

 As flores sofreram com a viagem, mas isso não é o suficiente para me entristecer.



Oncidium Twinkle e Oncidium Twinkle 'Red Fantasy'
Oncidium Twinkle e Oncidium Twinkle 'Red Fantasy'

Oncidium Twinkle (branco)

Oncidium Twinkle (branco)

 Já há algum tempo que desejava cultivar um Oncidium Twinkle! Tive então a oportunidade de comprar duas variedades diferentes: um branco e o outro vermelho (variedade 'Red Fantasy' - fotografias em baixo).

Oncidium Twinkle 'Red Fantasy'

Oncidium Twinkle 'Red Fantasy'

 Se não surgir nenhuma emergência durante o Outono e Inverno, tenciono montá-los na próxima Primavera.



Oncidium ornithorhynchum (sotoanum)
Oncidium ornithorhynchum

Oncidium ornithorhynchum

Oncidium ornithorhynchum

 Eu já tenho este Oncidium espécie. Já me ofereceram duas plantas: a primeira foi-me oferecida em Agosto de 2017, sofreu um pouco durante o Inverno de 2018/2019 e perdi-a com a experiência marada com o Insecticida; no ano passado, em Julho, ofereceram-me outro Oncidium ornithorhynchum que ainda tenho, mas tem um desenvolvimento um pouco débil.
 Por isso decidi comprar outro!
 Ah... o cheiro faz-me lembrar o xarope que me davam na minha infância para a tosse!



Oncidium (sem ID)
Oncidium (sem ID)

Oncidium (sem ID)

Oncidium (sem ID)

Oncidium (sem ID)

 Este Oncidium é muito semelhante a outro que também comprei no ano passado em Ovar e que se encontra num estado lastimávelMas não o comprei para repor o que está em sofrimento! Aliás nem tinha reparado que eram parecidos até receber este hoje.
 Como começo a apanhar o jeito no cultivo de Oncidiuns (pelo menos com os híbridos) não resisti a este que estava à venda baratinho (por 2,50€).



Promadisanthus Hibeki
Promadisanthus Hibeki

Promadisanthus Hibeki

Promadisanthus Hibeki - Com haste?

 Bom, eu na verdade julgava ter comprado duas Promenaea (sem ID) por 2€ cada. Não sabia que de facto são híbridos intergenéricos com Promenaea.

Promadisanthus Hibeki - Foi com esta vinheta que descobri a verdadeira identidade.

 Se o cultivo correr mal, ao menos o prejuízo foi pequeno!



 Junto enviaram uma oferta: uma Kalanchoe amarela
Kalanchoe

Sem comentários:

Enviar um comentário