domingo, 25 de abril de 2021

Uma Rosa especial: Rosa 'Príncipe Negro'

Rosa 'Príncipe Negro'
 

Rosa 'Príncipe Negro'

 Curioso como algumas plantas trazem uma memória afectiva associada a elas!
 É o caso desta Rosa.

Rosa 'Príncipe Negro'

 Lembra-me imenso o meu Tio Fernando, que perdemos exactamente há um ano atrás, depois de uma curta batalha contra um cancro. Foi ele quem me ofereceu dezenas de cortes desta Rosa, talvez no Outono ou Inverno de 2018/2019.
Vingaram vários cortes e este ano, estão a florir maravilhosamente bem e, ironia das ironias, a florir em Abril, quando passa um ano da perda do meu tio.

Rosa 'Príncipe Negro'

Rosa 'Príncipe Negro'

  Irritante, as fotografias nunca fazem justiça à verdadeira cor desta Rosa. 
 As flores são de um tom vermelho escuro aveludado, ramagem longa e fina e as rosas, mais pesadas, ficam pendulas, viradas para baixo (fotografia em baixo).
 Por causa destas características, será uma Rosa 'Príncipe Negro', mas não sei se é o nome cientifico ou se é mera alcunha.
 Fiz uma pesquisa, não fiquei elucidada sobre isso, mas encontrei um site com um bom contexto histórico sobre esta Rosa. Tudo indica que tenha origem na Turquia, portanto, o nome cientifico nunca poderá ser 'Príncipe Negro', pelo menos não em Português.

Rosa 'Príncipe Negro'


 Tem o mesmo tom vermelho escuro da suposta Rosa 'Pantera Negra', porém as pétalas da Rosa 'Príncipe Negro' são aveludadas e não tão dobradas como as da 'Pantera Negra' (ver fotografia em baixo).

Rosa 'Pantera Negra' (nº1 e nº2) e Rosa 'Príncipe Negro' (nº3)

Sem comentários:

Enviar um comentário