sábado, 24 de setembro de 2016

Laelia purpurata var. carnea - Venham mais raízes!!!


Laelia purpurata var. carnea
Laelia purpurata var. carnea



















 Desagradada com o lento crescimento do novo pseudobolbo, decidi mudar a minha Laelia purpurata var. carnea para o exterior, num local luminoso, mas abrigado do sol directo. E resultou, ao fim de algumas semanas, o novo pseudobolbo saiu da estagnação em que se encontrava.
 Três meses apôs a última actualização, o novo pseudobolbo está finalmente em fim de maturação, com um tamanho bastante mais pequeno do que os pseudobolbos mais antigos e sem espata - portanto não terei flores tão cedo. 

Laelia purpurata var. carnea - raízes
Laelia purpurata var. carnea - raízes
 Desde que me tornei mais regular nas fertilizações às minhas orquídeas, tenho notado um bom crescimento radicular na maioria, com longas coifas verdes. Felizmente a Laelia purpurata var. carnea não é excepção. Está a criar um 3º conjunto de raízes enquanto as raízes formadas anteriormente continuam a crescer e a ramificar dentro do vaso.
 Notei um caso de uma raiz com a coifa queimada (com pontos e manchas escuras). Segundo um debate num grupo de Orquidofilia, poderá ser causado por excesso de taninos no substrato.
 Embora o sistema radicular esteja a ficar mais composto, os pseudobolbos antigos continuam enrugados e com os mesmo sinais de desidratação de antes! Será que "engordarão" depois que a planta fique mais estabilizada e ambientada ao meu clima?! «One million dollars question»!


Laelia purpurata var. carnea - raízes

Sem comentários:

Enviar um comentário