quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Pseudobolbos ao dobro!

 Pela 1ª vez, detectei que algumas das minhas Cattleyas híbridas estão a desenvolver 2 pseudobolbos na mesma frente durante esta época de crescimento. 
 O caso mais comum é surgir um novo pseudobolbo do pseudobolbo que ainda está a acabar de crescer. Como exemplo, tenho estas 2 orquídeas que me foram oferecidas no Natal de 2015:

Cattleya (sem ID, Nº6 - Natal 2015)
Cattleya (sem ID, Nº6 - Natal 2015)
Cattleya (sem ID, Nº7 - Natal 2015)
Cattleya (sem ID, Nº7 - Natal 2015)


Mas tenho uma pequena Cattleya que se lembrou de desenvolver 2 novos pseudobolbos a partir do mesmo pseudobolbo antigo. A correr bem, serão duas frentes de crescimento. Boa!

Cattleya (sem ID, Nº5 - Setembro 2015)
Cattleya (sem ID, Nº5 - Setembro 2015)
 Calculo que o meu actual rigor na fertilização tenha ajudado a que estes fenómenos aconteçam, com mais sucesso em alguns híbridos do que noutros! 

Sem comentários:

Enviar um comentário