sábado, 25 de agosto de 2018

Dendrobium fimbriatum, mais de 3 meses depois...

Dendrobium fimbriatum

 O Dendrobium fimbriatum, que encomendei em Abril à Orchids & More, está a desenvolver-se bastante bem. Comparando aqui com as fotografias que tirei quando o recebi, é notória essa evolução e crescimento.


Dendrobium fimbriatum - pseudobolbos ainda em desenvolvimento

 As duas "canas" (pseudobolbos), que já trazia em crescimento, superaram em tamanho as "canas" antigas e ainda estão em desenvolvimento!
 O único sinal de choque pela mudança para o meu ambiente, foi a estagnação do pequeno rebento. Creio que já deve ter desistido da ideia de continuar a crescer (fotografia em baixo)!


Dendrobium fimbriatum - "rebento" estagnado!

 Fora este pequeno detalhe, tem mostrado uma boa adaptação. É uma planta sedenta, que exige regas constantes caso contrário mostra logo sinais de desidratação nas folhas e pseudobolbos.
 Cultivo-o sobre um tabuleiro com pedras e água. E as raízes deste Dendrobium já saem pelo fundo do vaso em busca da humidade (fotografia em baixo).


Dendrobium fimbriatum - raízes em busca de humidade!

Esta espécie contém duas variedades: 
a variedade tipo, com o interior do labelo em laranja (flor toda laranja); e a var. oculatum, com o interior do labelo em castanho e é a variedade mais comum em cultivo.
 Não sei qual das duas variedades será o meu Dendrobium. Na etiqueta que trazia da Orchids & More, vem apenas identificado como Dendrobium fimbriatum. Espero que seja mesmo a variedade tipo, acho-a mais interessante!

Sem comentários:

Enviar um comentário