quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Uma Cattleya recuperada!

Cattleya (sem ID - nº6)

 Em Maio notei que esta Cattleya estava a começar a mostrar sinais de desidratação e o novo pseudobolbo que ainda mal tinha começado a crescer, começou a mostrar sinais de que iria abortar. (Fotografia em baixo)

Cattleya (sem ID - nº6) - a 30-05-2019, sem raízes activas e um novo pseudobolbo a abortar.

 Até aquele momento estava a ser cultivada em vaso com casca de pinheiro como substrato. Sempre se desenvolveu bem, criou algumas espatas e no ano passado, em Novembro, chegou mesmo a desenvolver flores dentro da espata, mas acabou por abortar. Desconfio que demasiado frio para florir em condições!
 Vê-la a definhar desta forma, assustou-me! Decidi então monta-la num suporte de rede plástica com argila expandida no interior. Reagiu bem à mudança, e com rapidez!

Cattleya (sem ID - nº6) - ainda com sinais de desidratação, mas a recuperar.

 O pequeno pseudobolbo iniciado na Primavera, não chegou a abortar mas simplesmente estagnou, parou de crescer (fotografia em cima). Felizmente, a mesma frente criou um novo pseudobolbo que está a acabar de maturar. Tem um tamanho mediano, mas dadas as circunstâncias, não me incomoda. O melhor disto tudo foi o instinto de sobrevivência da Cattleya que a levou a criar um novo conjunto de raízes e a ramificar as poucas que ainda lhe restavam (fotografia em baixo). 
Cattleya (sem ID - nº6) - Novas raízes

Sem comentários:

Enviar um comentário