sábado, 19 de outubro de 2019

O outro Dendrobium desconhecido

Dendrobium (sem ID, talvez híbrido de nobile?)

 Ora até este Dendrobium, que era atinadinho, decidiu este ano criar um pseudobolbo tardio!
Histórico:
- Foi-me oferecido em Agosto de 2017, vinha com dois pseudobolbos em crescimento mas que não atingiram o tamanho pleno, ficando aquém dos pseudobolbos antigos.
- No ano passado desenvolveu mais dois novos pseudobolbos e estes sim, cresceram bem.
 Este ano começou por desenvolver 2 novos pseudobolbos. Foi de tal forma um excelente ano para este Dendrobium que durante o Verão mostrou sinais de estar a tentar criar mais pseudobolbos. Tentou mas teve alguns acidentes de percurso: ataque de caracóis ou lagartas que danificaram raízes e comeram uma gema de onde estava a surgir um novo pseudobolbo; e da queda que partiu um pseudobolbo antigo e uma outra gema que estava a começar a desenvolver (depois da anterior ter sido comida pelos caracóis). 

Dendrobium (sem ID, talvez híbrido de nobile?)

 Curiosamente em fim de Setembro, encontrei um novo pseudobolbo a surgir da base de um dos recém formados esta época (fotografia em cima)! Já o recolhi para dentro de casa, mas desconfio que este pequeno pseudobolbo não vá crescer muito. Até porque a orquídea já mostra sinais de adaptação à estação do ano em que estamos (Outono) e nos pseudobolbos mais antigos algumas folhas começam a amarelar isoladamente e a cair.
 Enquanto não maturar todos os novos pseudobolbos, não poderei dar-lhe a baixa de temperaturas necessária para estimular a floração. Paciência!
 Como certamente não irei poder fotografar as flores deste Dendrobium nos proximos tempos, termino com uma fotografia da floração da orquídea de onde foi retirada a minha divisão. Bom, pelo menos sei como serão as flores deste Dendrobium, não é?!

Dendrobium (sem ID - cortesia de um colega orquidófilo)

Sem comentários:

Enviar um comentário