terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Zygopetalum 'Trozy Blue'


Zygopetalum 'Trozy Blue'


 Não tenho encontrado muita informação sobre este híbrido em particular. Apenas sei que supostamente é perfumada, se bem que ainda não lhe tenha detectado nenhum odor.
 Como é o meu primeiro Zygopetalum, vou fazer uma pesquisa sobre os cuidados gerais necessários para este género e veremos como corre.


Zygopetalum 'Trozy Blue'
Zygopetalum 'Trozy Blue'

Zygopetalum 'Trozy Blue'

Natal com Orquídeas

Vim fazer um pequeno apontamento sobre as duas orquídeas que recebi neste Natal.

Zygopetalum Trozy Blue
 








A da esquerda é um Zygopetalum 'Trozy Blue' da Inca Orchids.

À direita um híbrido de Brassia sem ID. Na página do fornecedor, Meeslouwer, está irritantemente identificado como Cambria!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Cymbidium 'Cora Flor'

 Cymbidium 'Cora Flor'


Cymbidium 'Cora Flor'
 É com este Cymbidium 'Cora Flor' que abro cá em casa a época dos Cymbidium.
 Estou feliz por ele ter florido com a coloração normal, o que torna inexplicável a cor amarela da última floração (em 2012).

 Está com 5 hastes florais, para já, apenas uma aberta! São hastes horizontais curtas, com 7 flores em cada.


Cymbidium 'Cora Flor'
Cymbidium 'Cora Flor'
























Cymbidium 'Cora Flor'

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Uma surpresa agradável!


 Já escrevi sobre esta orquídea em Abril deste ano. Estava muito desanimada por ela ter abortado a floração. Durante o Verão desenvolveu um novo pseudobolbo com espata mas sem sinais de querer florir.
 Há dois dias atrás, durante a rega, detectei algo a formar-se no interior da espata. Será desta vez que se dá a conhecer? Caso para dizer: «fingers crossed»!


Botões em formação dentro da espata

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cymbidium e os estragos do calor.

 O calor excessivo fora de época é sempre uma ameaça para os Cymbidium que já estão em processo de floração. 
 Cá por casa, para já, apenas o Cymbidium 'Cora Flor' mostra sinais de algum stress ao abortar alguns botões de flores. 



 Estou particularmente ansiosa por o ver novamente florido. Felizmente este ano (à semelhança da última floração, em 2012) está com 5 hastes florais e certamente alguma flor há-de escapar para tirar as dúvidas quanto à cor. As duas primeiras florações foram com a cor esperada.

Cymbidium 'Cora Flor' em 2010

Cymbidium 'Cora Flor' em 2011
 Já em 2012, talvez por o ter reenvasado depois de surgirem as hastes florais, floriu em amarelo. Ainda duvidei se seria a mesma planta, mas o labelo e formato da flor não enganam (bem como meu registo/listagem de orquídeas).

Cymbidium 'Cora Flor' em 2012

 Agora em 2014, VEREMOS!

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Dendrobium nobile montado numa árvore do jardim

 Removi gradualmente 6 "keikis" de um Dendrobium nobile para vasos. O último, por ser o mais fraco, arrisquei monta-lo numa árvore do jardim, conhecida como escova-de-garrafa (Callistemon spp). Isto aconteceu no dia 4 de Junho deste ano.
 Dois meses depois, em Agosto, já se viam raízes novas adaptadas ao tronco, em todas as direcções, e desenvolveu um pseudobolbo. O incrível é que teve um desenvolvimento mais rápido e visível do que os "irmãos" que foram colocados em vaso.

Dendrobium nobile montado em árvore (08-09-2014)

Dendrobium nobile montado em árvore (09-10-2014)
 Incentivada pelo bom resultado, já montei na mesma árvore um Dendrobium kingianum (a 06-08-2014) e um Dendrobium Cassiope (a 01-09-2014). Veremos como se irão desenvolver e como reagem ao Inverno.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Novos bolbos nas Pleiones maculata


Pleione maculata (Tailandesa)


 Para mim ainda é uma novidade o ciclo das Pleiones, por isso ainda não sei bem se é natural que as minhas Pleione maculata estejam agora a formar um segundo bolbo, quando a maioria das restantes espécies estão neste momento a entrar em dormência.
 Há cerca de 2 a 3 semanas atrás comecei a reduzir as regas, porque a Pleione maculata (chinesa) começou a ficar com uma das folhas amarelas. Estava convencida que iriam entrar no breve período de dormência. Por isso foi uma enorme surpresa e com muita alegria que detectei esta semana em ambas a formação de um novo bolbo.



Pleione maculata (Tailandesa) pormenor do novo bolbo

Pleione maculata (Chinesa) 

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Sc. Mini Purple ‘Candy Tuft’?

Abriu, finalmente!

Sc. Mini Purple ‘Candy Tuft’ ?

 Lembro que a foto não lhe faz justiça, mas acho-a relativamente parecida com a minha Iwanagara Apple Blossom, até no perfume matinal. A diferença essencial é que esta tem um tom rosa mais forte e as folhas bem mais espessas e rígidas.


Sc. Mini Purple ‘Candy Tuft’ ?

É sempre difícil identificar estes híbridos.
Neste caso, numa breve pesquisa pela net, encontrei a possível identificação nesta página do flickr.


Pormenores curiosos:
- não dá para saber se é unifoliada (pseudobolbos com uma folha) ou bifoliada (pseudobolbos com 2 folhas), parece ser ambas (se tal é possível!);
- as flores surgiram directamente, sem espata;
- na flor, a coluna mantém-se junta ao labelo, o que deve dificultar qualquer tentativa de polinização.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Longa se torna a espera...

... quando ansiamos desesperadamente pela primeira floração de uma orquídea.


 Pois, este é o caso da orquídea que vou falar hoje. Está quase, quase a florir.

 Comprei-a no ano passado, por 2,50€, na Exposição de Orquídeas de Guimarães. Não sei a cor muito menos a ID, mas será um híbrido, talvez intergenérico, de Cattleya.
 Durante a Primavera e Verão, desenvolveu dois novos pseudobolbos. No final de Agosto, detectei no "interior" de um deles o que pareceu ser a formação de botões de flores, sem espata.

25 de Agosto 2014

25 de Agosto 2014

9 de Setembro 2014

9 de Setembro 2014

Ontem começou finalmente a ganhar um tom mais rosado:

1 de Outubro 2014

1 de Outubro 2014

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Agora, em detalhe...

... O meu novo Cymbidium verde.



Cymbidium híbrido verde
 Está finalmente todo florido, ainda um pouco ressentido do excesso de água que lhe deram no horto. Mal termine a floração, trocar-lhe-ei o substrato e será reenvasado.


Cymbidium híbrido verde

sábado, 6 de setembro de 2014

Não, ainda não são os primeiros Cymbidium da época...

 Nos meus Cymbidium ainda não se avistam hastes florais. Excepção feita apenas a dois que possivelmente têm hastes a começar a surgir.
 Estes que mostro cá hoje foram-me oferecidos como prenda de aniversário. São todos da OrchiDiva, mas ainda não os consegui identificar.

Cymbidium de cor verde pálido

Cymbidium de cor verde pálido


Cymbidium verde, tamanho médio

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mais Dendrobiuns... nobile!

 Ainda estou a dar os meus primeiros passos no mundo das orquídeas, é tão vasto e desconhecido, mas penso que começo a manifestar um fascínio pelos Dendrobiuns em geral e em particular pelas variedades  que são mais fáceis de manter cá por casa (que sejam resistentes a algum frio).
 Obviamente que os híbridos de Dendrobium nobile, que são os mais fáceis de encontrar, são os que neste momento tenho em maior número e não consigo resistir quando encontro algum diferente em promoção.
 Depois da Páscoa comprei em promoção estes dois Dendrobium, certa de que os salvei de uma morte miserável por afogamento.

Dendrobium nobile híbrido (ligeiramente perfumado)
Dendrobium nobile híbrido

Para matar as Saudades!


Oncidium Sweet Sugar

Tive em tempos, quando a paixão pelas Orquídeas era ainda ligeira, um Oncidium Sweet Sugar que durou vários anos... Na verdade durou até eu ter cometido um erro com a adubação!
Pareceu-me uma orquídea fácil de cuidar e sem muitas exigências. Portanto, sempre quiz tentar criar novamente um Oncidium Sweet Sugar, mas desta vez sem a matar por excesso de adubação!
Depois da Páscoa encontrei uma em promoção (por 4,99).


Oncidium Sweet Sugar

sábado, 26 de abril de 2014

Tanta expectativa e ela abortou!



É mais uma das minhas orquídeas sem identificação. Deverá ser algum híbrido de Cattleya!

Comprei-a na exposição de Forjães, em Março deste ano e já com uma haste de onde se podiam já contar 6 flores. Apesar do meu receio, penso que se adaptou bem à mudança de ambiente. 
Um mês depois de a ter cá por casa, tirei as fotos que coloquei em cima. Estive ausente uma semana e no regresso encontrei a extremidade da haste escurecida e seca. Parto do principio que a planta abortou a floração. Fiquei extremamente desanimada!



sexta-feira, 25 de abril de 2014

Iwanagara Apple Blosson

Linda e muito perfumada!
Iwanagara Apple Blosson
Foi difícil chegar à identificação desta orquídea. 
Infelizmente não consegui encontrar muita informação acerca dela pela net. É aconselhado dar-lhe um tratamento semelhante ao das Cattleyas, mas como a minha experiência com outros híbridos de Cattleya é muito recente, na verdade esta informação acaba por não me valer de muito.

Iwanagara Apple Blosson
Para já, não evidencia sinais de stress com a mudança de ambiente e a pequena gema do pseudobolbo no lado oposto ao da flor está a começar a desenvolver-se. Devo partir do principio que é um bom sinal, não?

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Oncidopsis (Miltonidium) Bartley Schwarz

Oncidopsis (Miltonidium) Bartley Schwarz
Esta é uma das 3 orquídeas que mencionei no post anterior. Vinha referenciada com a odiada identificação de "Cambria", usada para designar uma série de híbridos inter-genéricos, mas que no fundo, nada significa. Numa casualidade, Miss Orchid Girl publicou no seu canal do Youtube um video em que fala de uma orquídea igual a esta. Estava desfeito o mistério!

Oncidopsis (Miltonidium) Bartley Schwarz
Para além da beleza que o contraste entre as duas cores da flor cria, tem um aroma super agradável, sendo mais intenso durante a manhã!

Oncidopsis (Miltonidium) Bartley Schwarz

Das 3, esta é a que me preocupa mais! Teve sempre um aspecto débil, e tenho o receio que não se vá adaptar ao ambiente cá de casa. O futuro o dirá.

Não há duas.... sem três

Fui "recompensada" há cerca de três semanas atrás com 3 novas orquídeas que espero conseguir manter na minha pequena e modesta colecção:

Iwanagara Apple Blosson

Oncidopsis (Miltonidium) Bartley Schwarz
Lc. Gold Digger 'Orglades Mandarin' (?será?)

A demora na identificação de todas as orquídeas só hoje me permitiu colocar cá este post (porque infelizmente a maioria das orquídeas à venda em Portugal nunca vem devidamente identificada)!