terça-feira, 16 de junho de 2015

Sementeira em substrato de Coco

 Há alguns meses atrás havia à venda no Lidl umas caixas sortidas para germinação de sementes: umas com sementes para a horta e outras com sementes para o jardim.
 Aventuramo-nos primeiro com o "Set" para a horta, que continha sementes de Curgetes, Pepinos, Pimentos e Tomates. A experiência foi engraçada, bem sucedida e todas as plantas já estão na horta em flor.

 O "Set" de que venho falar hoje, o de jardim, encontrei-o em Maio em promoção e acabou por vir para casa comigo. 

 Dentro da embalagem vinham 4 sacos com substrato de coco comprimido, 4 etiquetas e 4 pacotes com sementes de: Antirrhinum majus (conhecidos por boca-de-lobo, ou então por boca-de-leão), Calendula officinalis (Calendula vulgar), Helianthus annuus (Girasol vulgar) e Lobelia erinus (que tenho bastante no jardim e que já deu origem a um "post" aqui).


 Como disse, o processo é engraçado: a caixa traz 4 sacos com substrato de coco comprimido. A cada saco junta-se 300ml de água e depois é aguardar 2 minutos e ver o substrato a "crescer". (Lamento não ter feito um vídeo.) É uma experiência interessante para fazer com crianças, já que até esta adulta ficou fascinada!
 Depois de o substrato de coco expandir, basta espalhar as sementes. No meu caso semeei todas com a excepção da Lobelia erinus, porque acho que a que tenho já chega!
 A minha sementeira foi feita no dia 28 de Maio, numa quinta-feira:
Sementeira feita no dia 28-05-2015

 Alguns dias depois, mais concretamente no dia 4 deste mês (exactamente uma semana depois) já as sementes haviam germinado nos 3 sacos, a ritmos diferentes, é certo:
Sementeira a 04-06-2015 (Antirrhinum majus à esquerda, Helianthus annuus atrás e Calendula officinalis à direita) 

 Nesta semana e meia que entretanto passou, os Girassois (Helianthus annuus) já estão no ponto de serem mudados para o jardim e as Calendulas em breve:
Sementeira a 16-06-2015 (Antirrhinum majus à esquerda, Helianthus annuus atrás e Calendula officinalis à direita) 

 Ponto extremamente positivo: nunca tinha tido antes tanto sucesso com as sementes de Boca-de-leão (Antirrhinum majus). Sempre tive dificuldade em as fazer germinar!

Sementeira de Amaryllis Nagano

Amaryllis Nagano

 No passado mês de Abril a minha Amaryllis Nagano esteve em flor e tive a oportunidade de registar cá no blog. Incentivada pelos bons resultados obtidos com a minha Amaryllis Red Pearl, decidi tentar criar sementes da Amaryllis Nagano. 
 Polinizei duas das flores que pouco tempo depois começaram a desenvolver cápsulas de sementes. Tudo corria bem quando mais ou menos a meio do processo, num dia de fortes rajadas de vento, a haste (com as cápsulas de sementes) partiu. Coloquei-a numa jarra e ainda consegui por umas semanas dar continuidade ao crescimento das cápsulas até começarem a abrir. Deixei-as secar durante alguns dias e depois retirei as sementes de dentro.

Sementes de Amaryllis Nagano

  Ontem lembrei-me finalmente de as semear. 



 Não sei até que ponto as sementes são viáveis para germinação, dado o acidente de percurso, mas não perco nada em tentar.
 Certamente nem todas as sementes germinarão, muitas das que o fizerem serão comidas pelos caracóis... Enfim, sou uma mulher feliz se obtiver pelo menos uma nova Amaryllis Nagano.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Descoberta a identidade do meu Acanthus




 Deram-me no início do ano passado este pé de Acanthus, era ainda uma planta bastante pequena, com poucas raízes. Estranhou a mudança de tal forma que cheguei a pensar que não sobreviveria. Na Primavera começou a lançar folhas e foi crescendo a bom ritmo.
 No ano passado deu flores por duas vezes. Este ano já está em flor há mais de um mês: já cortei as primeiras hastes e tem mais em formação.
 Gosto bastante do efeito estético que cria no canteiro e também uso as hastes em arranjos florais. As folhas são de um tom verde escuro, bastante lustrosas e tenras, sendo por isso frequentemente comidas pelos caracóis, aquela praga!

Acanthus mollis - pormenor da haste floral
 Nunca soube o nome dela (nem mesmo o "popular") até há poucos dias atrás. Vi uma imagem de um Acanthus hungaricus que é bastante semelhante à minha planta. Portanto, estava descoberto o género (Acanthus), e com uma pesquisa pela net penso ter descoberto o nome da espécie: tudo indica que se trata de um Acanthus mollis.

Acanthus mollis - pormenor das flores

sábado, 6 de junho de 2015

Amor dos Homens

 Assim é conhecida no Minho a flor de que venho falar agora: Hemerocallis, ou então, vulgarmente conhecida por Flor do Dia, porque cada flor dura na realidade um dia apenas. Percebem agora a ligação com o nome com que é conhecida no Minho?!




Hemerocallis fulva var. kuanso?
 Tenho cá em casa há mais de 20 anos uma Hemerocallis fulva, ainda em dúvida se será a variante "Kwanso" ou a "Flore Pleno", por ter mais pétalas e sépalas. Só há uns 2 a 3 anos é que ganhei algum interesse por ela quando descobri que existiam mais variedades e híbridos com combinações de cores deslumbrantes. Foi então nessa altura que me dei ao trabalho de tentar descobrir a sua identidade. Com a paixão que vou ganhando por espécies naturais, foi uma excelente notícia descobrir que esta o é!




 No ano passado, comprei uma embalagem da Jardinflora que continha 2 rizomas (ou melhor, 2 conjuntos de tubérculos) de Hemerocallis. A embalagem mencionava apenas uma "mistura", algo um pouco arriscado quando não se sabe bem o que poderá sair dali. Receava que me "saísse" mais um Hemerocallis fulva, mas mesmo assim, valia a pena tentar. Uma das plantas não sobreviveu, porque já vinha mal tratada na embalagem.

 (Tornou-se numa espécie de padrão: sempre que comprava algumas plantas/bolbos/rizomas numa certa cadeia de hipermercados Franceses, quando não morria tudo, só uma pequena parte é que sobrevivia. Portanto, mudei de hiper!)

 No fim, valeu a pena porque esta semana o pequeno Hemerocallis sobrevivente floriu pela primeira vez e tem uma cor lindíssima.


Hemerocallis 'Siloam Plum Tree'


Hemerocallis 'Siloam Plum Tree'
Hemerocallis 'Siloam Plum Tree'

As primeiras flores nos Geranium

 Em Março deste ano plantei pela 1ª vez duas espécies de Geranium:  Geranium sanguineum e Geranium himalayense. Uma delas está finalmente em flor, e devo confessar que tive sérias dúvidas ao identifica-la.

Geranium sanguineum
Tem um tom rosa forte, nada parecido com os Geraniuns que vinham nas fotos das embalagens:

 Solução? Pesquisar pela net! Por lá encontrei alguns Geranium sanguineum muito parecidos com o meu. Portanto, para já e até o outro florir, este Geranium fica com esta identificação.

  São plantas ainda de pequena dimensão e se calhar por isso ainda não se apresentam como um maciço cheio de flores. De momento, o meu Geranium sanguineum só mantém 3 ou 4 flores abertas ao mesmo tempo.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Desafio: Germinar um caroço de Abacate!

 No dia em descobri que se podiam criar Abacateiros cá em Portugal, e mais concretamente cá no norte, fiquei com algum desejo em tentar.
 Regressei das férias em França com dois caroços de Abacate. Um deles, que estava a ficar em mau estado, foi plantado directamente num vaso. Ao outro decidi aplicar a técnica de mergulhar a parte inferior do caroço em água, como guia, usei este site. Isto foi feito na 1ª semana de Maio e os sites que encontrei pela net indicavam uma espera de 3 a 4 semanas até surgir uma raiz. 

28 de Maio de 2015

28 de Maio de 2015
 Infelizmente, não tirei fotos desde o início do projecto. Mas devo dizer que, depois de a raiz começar a crescer, a evolução de dia para dia é muito significativa. 
 As fotos em cima foram tiradas exactamente há uma semana atrás. As fotos que se seguem foram tiradas hoje. 



 Na foto em baixo já se vê o pequeno rebento do Abacateiro prestes a sair fora do caroço.


4 de Junho de 2015

Ornithogaluns

 Beijinhos de Mãe, Rabinhos de gato ou de porco... Enfim, são popularmente conhecidos cá em Portugal por vários nomes mas o género cientifico é Ornithogalum.
 A espécie mais comum e mais fácil de encontrar de encontrar são os Ornithogalum thyrsoides


Ornithogalum thyrsoides
 Penso que foi só no ano passado que vi alguém a partilhar fotos no facebook de Ornithogalum de outras cores, nomeadamente amarelos e laranjas. 
 Em Fevereiro ou já em Março, numa pequena loja de sementes, encontrei bolbos de Ornithogalum cor-de-laranja (Ornithogalum dubium). Dentro da caixa restavam alguns bolbos muito ressequidos e mirrados dos quais apenas consegui aproveitar três.  Custaram 0,50€ cada mas decidi arriscar. Germinaram os 3, mas apenas um floriu.

Ornithogalum dubium
 Já mencionei que fiquei sem máquina fotográfica? Decididamente as fotos tiradas com o telemóvel não lhe fazem justiça à cor. Parece amarelo em vez do laranja vivo que de facto tem.
Foto tirada hoje... fim da floração.
 Se tudo correr bem, durante esta época criará novos bolbos e na próxima Primavera pode ser que surjam florações mais generosas.