|
Dendrobium hercoglossum |
|
Dendrobium hercoglossum |
Chegou são e salvo o 3ª Dendrobium comprado no Ebay: Dendrobium hercoglossum. É uma orquídea bem composta e pelo que andei a ler, já terá tamanho para poder florir.
Já a reguei e apliquei água oxigenada, embora não tenha encontrado vestígios de caracóis ou bichinhos semelhantes (mas nunca arriscando).
|
Dendrobium hercoglossum |
O Dendrobium hercoglossum foi descrito pela primeira vez por Heinrich Reichenbach em 1886, no "Gardeners Chronicle". A palavra hercoglossum deriva do Grego: hercos (divisória) + glossa (língua), porque se olharmos com atenção para a flor, veremos que existe uma divisória ou uma separação entre a parte externa do labelo e a parte mais interna, como que a dividir o labelo em duas partes distintas.
Distribuição:
Encontra-se com frequência em árvores perto de linhas de água na Birmânia, Tailândia, Malásia, Laos, Cambodja, Vietname, sul da China e nas Filipinas, em florestas montanhosas entre os 600 e os 1200 metros de altitude.
Características:
É uma orquídea epífita, de porte médio (pseudobolbos com 20 a 35 cm de comprimento) que se desenvolve em ambientes com temperaturas frescas no Inverno e quentes no Verão, sempre com humidade elevada e níveis médios de luz.
Floresce desde a Primavera até ao Inverno, normalmente mais no Outono, depois da maturação dos pseudobolbos. As flores têm um tom rosado ou magenta, labelo branco e um aroma que dizem ser semelhante ao das Violetas.
Cultivo:
Poderá ser cultivado montado, num vaso pequeno ou em cestos desde que o substrato seja bastante drenável e arejado. Se montado, as regas deverão ser quase diárias. Deve ser cultivado com 60% a 70% de sombreamento, com elevada humidade, regas e fertilizações regulares durante os meses mais quentes, altura em que a orquídea está em crescimento activo. Com o aproximar do Inverno, as regas e fertilizações devem ser reduzidas até surgirem novos rebentos na Primavera. Necessita de um Inverno fresco e mais seco!