sábado, 29 de julho de 2017

Flores para hoje...



 Hoje telefonou-me uma tia para me dizer que tinha flores para mim, para as ir buscar. Eis o que encontrei à minha espera: lindas rosas brancas e Asclepias physocarpa.



Asclepias physocarpa

Asclepias physocarpa

 Usei-as para fazer o arranjo floral da minha Mãe... As rosas brancas em contraste com o verde e como a sepultura da minha Mãe é em granito preto, o efeito é mais acentuado.






 Como sobraram algumas flores, acabei por fazer um segundo arranjo, ao qual juntei Dahlias cor-de-rosa do meu jardim. Deste segundo, não guardei fotos.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Dendrobium hercoglossum

Dendrobium hercoglossum

Dendrobium hercoglossum

 Chegou são e salvo o 3ª Dendrobium comprado no Ebay: Dendrobium hercoglossum. É uma orquídea bem composta e pelo que andei a ler, já terá tamanho para poder florir.
 Já a reguei e apliquei água oxigenada, embora não tenha encontrado vestígios de caracóis ou bichinhos semelhantes (mas nunca arriscando).

Dendrobium hercoglossum

 O Dendrobium hercoglossum foi descrito pela primeira vez por Heinrich Reichenbach em 1886, no "Gardeners Chronicle". A palavra hercoglossum deriva do Grego: hercos (divisória) + glossa (língua), porque se olharmos com atenção para a flor, veremos que existe uma divisória ou uma separação entre a parte externa do labelo e a parte mais interna, como que a dividir o labelo em duas partes distintas. 

Distribuição:
 Encontra-se com frequência em árvores perto de linhas de água na Birmânia, Tailândia, Malásia, Laos, Cambodja, Vietname, sul da China e nas Filipinas, em florestas montanhosas entre os 600 e os 1200 metros de altitude. 

Características:
 É uma orquídea epífita, de porte médio (pseudobolbos com 20 a 35 cm de comprimento) que se desenvolve em ambientes com temperaturas frescas no Inverno e quentes no Verão, sempre com humidade elevada e níveis médios de luz.
 Floresce desde a Primavera até ao Inverno, normalmente mais no Outono, depois da maturação dos pseudobolbos. As flores têm um tom rosado ou magenta, labelo branco e um aroma que dizem ser semelhante ao das Violetas.

Cultivo:
 Poderá ser cultivado montado, num vaso pequeno ou em cestos desde que o substrato seja bastante drenável e arejado. Se montado, as regas deverão ser quase diárias. Deve ser cultivado com 60% a 70% de sombreamento, com elevada humidade, regas e fertilizações regulares durante os meses mais quentes, altura em que a orquídea está em crescimento activo. Com o aproximar do Inverno, as regas e fertilizações devem ser reduzidas até surgirem novos rebentos na Primavera. Necessita de um Inverno fresco e mais seco!

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Hostas "Fortunei Hyacinthina" a florir!




 Creio que no total tenho 7  Hostas fortunei: 4 normais (foto em cima) e 3 variegadas (2 tipos de variegadas ligeiramente diferentes); 5 estão em vaso e 2 no jardim. 
 Embora a minha Hosta undulata tenha florido no ano passado e neste, as Hostas fortunei nunca floriram. Por mera casualidade, ontem ao inspeccionar uma delas, por causa dos estragos causados pelos caracóis, reparei que estava a crescer uma haste com flores. Fui ver as outras todas e detectei que mais duas Hostas fortunei "normais", que estão em vaso, estavam a preparar-se para florir, mas não encontrei nada nas variegadas, nem mesmo na 1ª que comprei (em 2015) e que se encontra no jardim. Curioso!

Hosta "Fortunei Hyacinthina" - nº1

Hosta "Fortunei Hyacinthina" - nº1

Hosta "Fortunei Hyacinthina" - nº2

Hosta "Fortunei Hyacinthina" - nº3

Hosta "Fortunei Hyacinthina" - nº3

Dois Dendrobiuns


 Recebi hoje 2 (dos 3) Dendrobiuns comprados no Ebay a um vendedor da Tailândia. Curiosamente esta encomenda foi a última a ser enviada e no entanto foi a que chegou primeiro. Espero não vir a ter más noticias "alfandegárias" com a outra!..

Dendrobium moschatum:
Dendrobium moschatum

Dendrobium moschatum

Dendrobium moschatum - keiki
 Já anda na minha lista deste o início (mais a sério) da minha paixão por Orquídeas. Foi lá parar por ter floração longa e perfumada e por supostamente, aguentar algum frio, se bem que hoje no orchidspecies li que afinal é um Dendrobium de clima mais quente, embora precise na mesma de um pequeno descanso no Inverno! Como raio é que me troquei assim?!
 Vem montado num bocado de madeira. Não gosto do aspecto daquilo! Ainda não sei bem se o vou manter assim. Aquela parte inferior que parece estar meia pendurada, essa vou remover e colocar em vaso. Tenciono fazer o mesmo aos keikis.
Dendrobium moschatum


Dendrobium cretaceum:
Dendrobium cretaceum

Dendrobium cretaceum
 Este Dendrobium não constava na minha lista de desejos mas foi uma oportunidade de comprar mais orquídeas ao mesmo vendedor, aproveitando os descontos nos portes. Tive uma sorte danada com esta, o vendedor não cancelou o leilão e eu acabei por a comprar super barata, uma pechincha (1,13 euros apenas - mais ninguém licitou).
 Este sim, já aguenta algum frio. Só preocupa não ter grande sistema radicular.


 Como é óbvio, vinham ambas com ligeiros sinais de desidratação. Reguei-as com abundância e depois tive que as molhar bem com água oxigenada porque detectei em ambas minúsculos caracóis. Tenho-as afastadas das restantes até ter a certeza que consegui matar todos aqueles malditos bichos. 
 Há algumas coisas que me deixam um pouco inquieta se a ID destes 2 Dendrobium estará mesmo certa!
 A começar pelo Dendrobium moschatum, que é conhecido por ser um Dendrobium de porte grande. A planta que recebi é demasiado desenvolvida para ter pseudobolbos tão pequenos. Já enviei as fotos a um colega orquidófilo que cultiva um exemplar e também ele ficou com algumas dúvidas! E aquele tom avermelhado nos novos pseudobolbos, não me parece habitual.
 Em relação ao suposto Dendrobium cretaceum a minha dúvida reside no facto de me terem enviado uma planta diferente da que estava à venda. Não é a mesma! Deve ser o meu castigo por ter comprado a orquídea tão barata.
 Ainda não dei feedback ao vendedor. Estou a ponderar enviar uma mensagem primeiro a clarificar isto. Se comprei o Dendrobium moschatum sem prestar muita atenção às fotografias, culpa minha. Mas em relação ao outro, ao Dendrobium cretaceum, estou curiosa por uma explicação!

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Anturio

Anthurium

Anthurium

Anthurium

 Há muitos anos atrás a minha mãe tentou cultiva-los, mas sem sucesso. Na altura não sabíamos as exigências do seu cultivo. Sabem como é, vendedores desinformados e mais focados em vender e não havia Internet. A coisa correu mal, claro. Até que a minha mãe desistiu.
 Decidi voltar a arriscar: n
o início do mês de Junho comprei um Anthurium. Já andei a fazer uma pequena pesquisa para ver se desta vez corre melhor.

Anthurium

- É nativa das florestas tropicais da Colómbia e Venezuala. Planta semi-herbácea, erecta e perene.
- Desenvolve-se como planta terrestre e epífita, por isso o substrato deve ser bem drenável, algo semelhante ao que uso para as orquídeas. 
- Pode medir entre 30cm até 1m de altura, dependendo da espécie ou híbrido.
- Floresce na Primavera e Verão através de espatas sulcadas, ou seja, o que consideramos uma flor, é na verdade uma espata ou bractea colorida que envolve a flor.
- Deve ser cultivado em meia sombra sem sol directo e não gosta de frio, prefere ambiente temperado a quente e bastante húmido. Quando a humidade do ar está demasiado baixa pode-se vaporizar um pouco as folhas. Regar bem uma ou duas vezes por semana, mas deixar o substrato secar entre regas.
- Fertilizações semanais durante a Primavera e Verão, reduzindo-se gradualmente no Outono
- Planta tóxica. 

Keiki?

Coilostylis parkinsoniana

 Ando sempre em volta dos meus Epidendrum parkinsonianum. Foi uma orquídea desejada por tanto tempo que é sempre com entusiasmo que acompanho a evolução de cada um deles. 
 No domingo, durante a fertilização, reparei que um dos Epidendrum começou a desenvolver algo na base, junto das raízes. Pelas fotos que vi na internet, sei que esta espécie ramifica, mas não estou certa se produz "keikis".

Coilostylis parkinsoniana

Coilostylis parkinsoniana

Coilostylis parkinsoniana

terça-feira, 25 de julho de 2017

Flor na Stapelia variegata?

Stapelia variegata

Stapelia variegata

 Ontem, enquanto contemplava a minha Stapelia variegata, espantada com o crescimento rápido que tem tido, notei que tem algo a desenvolver. Não passa de um "pontinho" mas que pelo formato me parece ser uma flor. O que é surpreendente, porque é uma divisão pequena e apenas está cá por casa há 9 meses.

Stapelia variegata

Stapelia variegata

sábado, 22 de julho de 2017

Sementeira de Amaryllis (Hippeastrum) 'Nagano' (2ª tentativa)

Amaryllis (Hippeastrum) 'Nagano' - Cápsulas com sementes a abrir (15-07-2017)

 Dois anos depois da primeira tentativa (falhada) voltei a semear hoje sementes de Amaryllis (Hippeastrum) 'Nagano'.
 Desta vez estou mais convencida de que algumas sementes irão germinar porque o processo de maturação das cápsulas foi completo, sem acidentes de percurso como da outra vez.
 Estive a semeá-las hoje de tarde. Deixo em baixo algumas fotografias da minha sementeira.

Amaryllis (Hippeastrum) 'Nagano' - Sementes

Amaryllis (Hippeastrum) 'Nagano' - Sementes espalhadas sobre substrato normal para jardinagem.

Amaryllis (Hippeastrum) 'Nagano' - Sementes cobertas por uma leve camada de substrato.

Amaryllis (Hippeastrum) 'Nagano' - Ramos de tojo para proteger o vaso das gatas da minha vizinha!

Dendrobium Hilda Poxon: preces ouvidas!

Dendrobium Hilda Poxon

 Pois é, parece que o Dendrobium Hilda Poxon decidiu fazer-me a vontade. Ou seja, para além daquele pseudobolbo antecipado, começou a desenvolver mais 3 novos pseudobolbos, um deles a sair do recém formado.

Dendrobium Hilda Poxon - os 3 novos "rebentos" marcados nos círculos

Dendrobium Hilda Poxon - Em baixo, o "rebento" a formar-se no pseudobolbo recém formado; em cima, o "rebento" estrangulado, sem muito espaço para crescer.

 Mas nem tudo são boas notícias porque um dos novos pseudobolbos decidiu surgir de uma gema que praticamente está sem espaço para se desenvolver e por isso está a ficar estrangulado. Não vejo muito como poderá escapar, nem sei se devo tentar ajudar ou não, correndo o risco de danificar alguma parte da orquídea.
 Mas voltemos ao lado positivo, se tudo correr bem, este Dendrobium Hilda Poxon desenvolverá 3 (ou 4, na melhor das hipóteses) novos pseudobolbos esta época.
 Muito bom mesmo!

Dendrobium Hilda Poxon - O pseudobolbo recém formado durante a Primavera

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Dahlia 'Double Delight' (?) ou antes Dahlia 'Arabian Night'?

Dahlia 'Arabian Night'  (Dahlia 'Double Delight')

Dahlia 'Arabian Night'  (Dahlia 'Double Delight')

Dahlia 'Arabian Night'  (Dahlia 'Double Delight')

Dahlia 'Arabian Night'  (Dahlia 'Double Delight')

Dahlia 'Arabian Night'  (Dahlia 'Double Delight')

 Esta Dahlia traz-me algumas dúvidas em relação à sua identidade. Vinha numa embalagem com a designação Dahlia 'Double Delight', mas a imagem da embalagem continha 2 Dahlias diferentes: brancas e vermelhas escuras. Talvez um pack misto com aquelas duas variedades? Ou será que a branca é o mesmo híbrido mas albino (se tal é possível)?


 Em todo o caso, nesta embalagem vinham 4 plantas, sendo que uma delas era pequena. Quando as plantei fiquei com a sensação de que 3 seriam vermelhas e apenas uma branca.
 Até ao momento, apenas 2 floriram e uma terceira está a começar a fazê-lo. São todas vermelhas escuras, faltando ainda florir a branca, que me parece muito atrasada.
 Polémica à parte em relação à identidade, estas Dahlias vermelhas muito escuras são extraordinariamente lindas: crescem cerca de 90cm, mas as flores são pequenas e com caule fino. Agora imagino como serão as brancas, uma versão alba destas, talvez!

Dahlia 'Arabian Night'  (Dahlia 'Double Delight')