terça-feira, 2 de outubro de 2018

Dendrobium tetragonum

Dendrobium tetragonum

 Ontem arranjei tempo, e vontade, para finalmente começar a cuidar e reenvasar as 5 orquídeas que encomendei ao Orquidário Akerne. Comecei pelo Dendrobium tetragonum, que já andava na minha lista de desejos desde que comecei a ser bem sucedida no cultivo do Dendrobium Hilda Poxon (cruzamento primário entre o Dendrobium tetragonum com o Dendrobium speciosum - que adquiri, também este ano, em Maio).


















 Comprei este Dendrobium tetragonum, supostamente, como uma orquídea adulta, capaz de florir. Mas na verdade recebi uma planta pequena, apenas com 2 pseudobolbos com uns 10 a 11cm de comprimento. Curiosamente, para além de ter encontrado vestígio de uma floração passada num dos pseudobolbos maiores, também se encontram vestígios em  dois dos pseudobolbos mais pequenos (fotografia em baixo).

Dendrobium tetragonum - Indícios de já ter florido no pseudobolbo da direita

 Inevitavelmente penso que se o Orquidário Orchids & More tivesse este Dendrobium tetragonum para venda, eu teria recebido uma planta bem mais composta, como é marca da qualidade da casa. A titulo de exemplo, lembro a minha recente compra lá, quando encomendei o Dendrobium fimbriatum (adulto) e o Dendrobium speciosum (quase adulto). Sendo que este último é uma planta bem composta, com muitos pseudobolbos e por isso desenvolveu já durante o meu cuidado, 4 novos pseudobolbos!

Dendrobium tetragonum

Dendrobium tetragonum

 Um dos motivos que me levou a começar logo pelo Dendrobium tetragonum foi o facto de ter lido algures que as raízes apodrecem com muita facilidade, daí ser recomendado o cultivo montado num suporte que permita as raízes arejarem e secarem um pouco entre regas!
 Ao retira-lo do vaso, não foi surpresa encontrar um sistema radicular débil! Acho que já estava a contar com isso. O pior é que acabamos de entrar no Outono e não noto nenhum crescimento vegetativo na Orquídea, pelo que poderá já estar a entrar em estagnação. Isso reduz as hipóteses de vir a produzir novas raízes antes do Inverno!
 Outra coisa curiosa, foi ter ficado na duvida se, em vez de uma planta, não terei duas juntas. Há ali um certo afastamento no rizoma que me cria essa suspeita (fotografia em baixo)!

Dendrobium tetragonum - Duas plantas?
 Montei-o, sobre uma cama de musgo esfagno, num dos meus típicos suportes de rede plástica, usando como substrato apenas Leca. Parece-me uma orquídea tão frágil que temo que a vá perder!

Dendrobium tetragonum

 Encontrei duas páginas na Internet com indicações sobre o cultivo desta espécie: Travaldo's blog e Sonoma County Orchid Society

Dendrobium tetragonum

Sem comentários:

Enviar um comentário