terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Abortou novamente!!!




 Começo a ficar muito desapontada com esta orquídea! Voltou a abortar a floração, desta vez mal saiu da espata! Ainda não vai ser desta vez que fico a saber a sua identidade.
 Certamente desta vez, a culpa foi minha. Coloquei-a no jardim para apanhar um pouco de sol e de calor. Esqueci-me dela lá fora e só a recolhi quando estava a escurecer... Conclusão, deve-se ter ressentido do frio e abortou!
 Os erros pagam-se caro! Agora só volta a apanhar sol quando as temperaturas subirem mais um pouco.

Cymbidium (híbrido nº30)




 Este Cymbidium resultou de uma troca. Está cá por casa há menos de um ano e esta é a 1ª floração composta por uma só haste com flores de tamanho médio a grande.




Masdevallia

Masdevallia
 Adiei este "post" enquanto tentava descobrir a identidade desta Masdevallia. Foi em vão, nem na página do produtor estava identificada. Coisa mais irritante!!!
 Tenho feito um esforço para evitar que esta orquídea sinta uma mudança brusca de ambiente. Neste momento tenho-a (juntamente com a Masdevallia ignea) sobre um tabuleiro cheio de pedras e com um pouco de água e vaporizo-as todas as manhãs para criar alguma humidade.
 Como ainda é um género de orquídea em que tenho pouca experiência, ainda estou numa fase de tentativa e erro... espero é não errar muito, claro.



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Cymbidium Vogel´s Magic

Sim, é mais um Cymbidium, mas não um Cymbidium qualquer!

Cymbidium Vogel´s Magic
 É um Cymbidium Vogel´s Magic, um híbrido que considero lindíssimo, não só pela singularidade das flores pontilhadas, mas pelas longas hastes pendentes e folhas bastante largas. 

Cymbidium Vogel´s Magic
 Foi-me oferecido no passado dia dos namorados. Tem 7 hastes florais em diferentes fases de crescimento, com 3 a começar a abrir. Mudei-a hoje para uma varanda, porque tenho algum receio que estas mudanças de ambiente e de temperatura causem aborto nas flores que ainda estão por abrir ou em desenvolvimento. 

Cymbidium Vogel´s Magic

São Valentim com Orquídeas!


 Sou do tipo de mulher que prefere receber um vaso com uma planta em vez de um ramo de flores. Então se esse vaso for de Orquídeas, fazem de mim uma mulher muito feliz.
 Por isso, dou graças por me terem oferecido duas orquídeas no Dia dos Namorados: um Cymbidium Vogel´s Magic e uma Masdevallia cor-de-laranja (que ainda não consegui identificar).

Cymbidium Vogel´s Magic

Masdevallia

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Pleione forrestii alba

 Depois de assistir a um vídeo no youtube publicado pela MissOrchidGirl (no qual ela fazia uma actualização do estado das suas recém adquiridas Pleiones), decidi ir espreitar as minhas. As minhas Pleiones maculata lá continuam a desenvolver muito lentamente os novos bolbos. Mas a boa surpresa surgiu ao inspeccionar a Pleione forrestii alba, depois de remover as películas secas, encontrei uma pequena gema que calculo que dará origem futuramente a uma flor perfumada.

Pleione forrestii var. alba

Mais do mesmo: Cymbidiuns

Cymbidium (híbrido nº15)

 O primeiro Cymbidium de hoje (CYM 15), é um velho hospede cá de casa. Cativou-me na altura pelo tamanho grande da flor, característica que ainda mantém.
 Esteve sem florir uns 3 anos até que no ano passado optei por o dividir em três. Valeu a pena, porque dos três vasos, um está agora em flor e outro a começar a desenvolver uma haste.
 Este Cymbidium em particular sofreu um pequeno acidente e ficou sem a ponta da haste (e com ela, foram-se 3 botões de flor).

Cymbidium (híbrido nº15)



























 O próximo Cymbidium (CYM 26) floriu agora pela 1ª vez cá em casa. Foi mais um dos Cymbidium que comprei no Mestre Jardineiro em Março do ano passado sem flor (por 3€).
 Flores de tamanho médio num tom rosa pálido sem nada de relevante, para além do labelo (que considero lindo). Não é propriamente o híbrido mais bonito que tenho, mas enfim, ao menos é diferente! As flores estão um pouco maltratadas pelo apetite voraz de um caracol que escapou à minha inspecção.


Cymbidium (híbrido nº26)




 E por último, um Cymbidium que resultou de uma "Troca" (CYM 33). As flores são de tamanho médio, amarelas com pintas vermelho-escuro no labelo. A planta em si é fascinante, porque produz folhas bastante largas (podendo passar os 5 cm de largura) e as hastes são pendentes, bastante preenchidas parecendo cachos.


Cymbidium (híbrido nº33)