Comprei na semana passada uma Stanhopea tigrina var. nigroviolacea. Caso para bradar aos céus:
«Finalmente tenho uma Stanhopea!!!»
Em Setembro do ano passado, fui ao Porto a casa de uma orquidófila que mostrou parte da sua colecção de orquídeas, e entre elas, estavam algumas Stanhopeas em flor dispersas pelas árvores do jardim. Apaixonei-me pela sua beleza, pelo agradável aroma que libertam e pelo simples facto de poderem ser criadas cá em portugal todo o ano no exterior.
Desde essa altura sonho ter uma Stanhopea na minha amostra de colecção de orquídeas e a oportunidade surgiu na semana passada. Não foi uma boa oportunidade de negócio, pelo menos não foi certamente para mim, porque o preço que paguei não foi um bom preço, mas compensa o facto de a orquídea estar a produzir uma haste floral que espero poder vingar.
Comprei esta orquídea na segunda-feira passada (há uma semana atrás) a um orquidófilo madeirense e chegou cá a casa na quinta-feira seguinte.
Na foto o circulo a vermelho indica onde a pequena haste floral está a despontar. |
A caixa veio mal tratada pelos correios mas felizmente sem mazelas visíveis na orquídea:
Limpei-a, recoloquei o substrato que se espalhou pela caixa durante o transporte e reguei-a. O passo seguinte foi coleccionar informação sobre o seu cultivo:
- nada de a expor a temperaturas altas e a sol directo;
- gosta de temperaturas frescas a amenas e ambiente húmido;
- fertilização frequente de Março a Setembro, possivelmente a cada três regas;
- regas frequentes especialmente durante os dias quentes;
- substrato que retenha alguma humidade mas bastante drenável (à base de esfagno, perlite e casca de pinheiro miúda).
- florações no Verão ou Outono.
Para minimizar o choque da mudança, tive-a dentro de casa, num local mais fresco, com receio que as temperaturas elevadas destes últimos dias fizessem estragos. Hoje coloquei-a um pouco no jardim, junto com as minhas Cattleyas, pendurada numa árvore à sombra (foto em cima).
É com extrema felicidade que vou constatando que a pequena haste floral tem crescido lentamente desde que a Stanhopea chegou cá a casa. Tinha medo que abortasse!
Haste floral a 9-7-2015 |
Haste floral a 13-7-2015 |
Ainda ponderei mudá-la para um cesto, mas decidi aguardar pelo fim da desejada floração, pois possivelmente nessa altura já a orquídea deve estar ambientada ao meu clima. Não há necessidade de a stressar mais agora!
Como não disponho (ainda) de fotos minhas das flores, vou deixar aqui uma publicação do Sr. José M. Santos no seu blog Greenman sobre a sua Stanhopea tigrina var. nigroviolacea.
Sem comentários:
Enviar um comentário