terça-feira, 17 de novembro de 2015

Cymbidium tracyanum

Cymbidium tracyanum

 Depois de ter recebido um Cymbidium erythraeum como prenda de Natal há quase dois anos, despertei a minha atenção para as outras espécies deste género de orquídeas.
 Pela relativa semelhança com o Cymbidium erythraeum e pela hipotética facilidade em o vir a adquirir, o primeiro a ir para a minha lista de desejos foi o Cymbidium tracyanum.
 Demorou, é certo, mas já cá tenho um exemplar.



 Talvez o meu primeiro exemplar, porque na pesquisa que fiz recentemente descobri que existem diversas formas ou variantes desta espécie, umas mais escuras, outras com tons verdes... Difícil será resistir à tentação de possuir outros exemplares com outros tons.

Cymbidium tracyanum

 O meu exemplar tem duas longas hastes com cerca de 11 a 12 flores (algumas ainda por abrir) em cada. As flores são longas com pétalas e sépalas curvas e o labelo é coberto por pequenos "pelos" quase transparentes. E como o melhor fica sempre para o fim, todas as variantes desta espécie de Cymbidiuns são altamente perfumadas.

Cymbidium tracyanum

Cymbidium tracyanum - Na foto, é visível os pequenos "pelos" que cobrem o labelo.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Inês,
      Este é um daqueles Cymbidium que cresce bem e floresce ainda melhor, mas do qual ainda não fiz nenhuma divisão. Está a ficar um pequeno monstro. Terei que o reenvasar no próximo ano, quem sabe se nessa altura já dará para dividir.
      Nunca vendi divisões, prefiro fazer trocas :-) Vamos falando.

      Eliminar