sábado, 10 de dezembro de 2016

Cymbidium Isle 'Flamingo Three Lips' OU Cymbidium Green Valley Emerald 'Tri-Lips'???

Cymbidium Green Valley Emerald 'Tri-Lips'

 Numa visita tardia a uma feira local, encontrei um vaso a um canto que, de tão danificado que estava, a minha 1ª impressão foi de que seria algum tipo de Iris (lírio).

Cymbidium Isle 'Flamingo Three Lips'

Cymbidium Isle 'Flamingo Three Lips'

 Enquanto o analisava, a vendedora, que já estava a arrumar o seu "estaminé", disse-me que me vendia aquela orquídea por 10. Como já tinha percebido que orquídea seria (na altura pensei que seria um Cymbidium Isle 'Flamingo'), 10 pareceu-me mesmo uma pechincha!
 Desconfiei.

Cymbidium Isle 'Flamingo Three Lips'

 Por isso, na minha inspecção, incluí o tipo de vaso e o substrato em que estava envasado: ambos me pareciam normais e típicos Cymbidiuns que se encontram à venda. A presença de algum musgo verde e umas pequenas ervas a germinar, indicava-me que não seria um Cymbidium envasado recentemente. Óptimo!
 Decisão tomada, viria para casa comigo!
 Uns minutos depois, alguém reconhecendo a orquídea que eu tinha em mãos, disse-me que era uma "Flamingo" e que tinha as duas variedades em casa, uma assim com o vegetal pequeno e a outra bastante maior. 
 Fiquei com pulga atrás da orelha! Chegada a casa, decidi investigar. Como as flores estão demasiado danificadas, fico na dúvida se é um Cymbidium Isle 'Flamingo Three Lips' ou  um Cymbidium Green Valley Emerald 'Tri-Lips'!
 
Cymbidium Isle 'Flamingo Three Lips'

Cymbidium Isle 'Flamingo Three Lips'

Cymbidium Isle 'Flamingo Three Lips'

Cymbidium Isle 'Flamingo Three Lips'
 Na minha pesquisa, descobri que as flores do Cymbidium Green Valley Emerald 'Tri-lips' são agradavelmente perfumadas, algo que não notei no meu exemplar. O que provavelmente prova que é um Cymbidium Isle 'Flamingo Three Lips' que tem igualmente um aspecto compacto e porte pequeno.

Sem comentários:

Enviar um comentário