quinta-feira, 29 de junho de 2017

Aerangis mystacidii: separadas e a desenvolver bem!

Aerangis mystacidii - 25-05-2017

 Um mês depois de ter detectado que as minhas duas Aerangis mystacidii estavam a desenvolver novas folhas e raízes, parece-me que é uma boa altura para fazer um ponto de situação, porque tem sido uma evolução a bom ritmo e satisfatória. 
 No dia 3 deste mês removi uma das Aerangis mystacidii (na foto em cima, a que está à direita) e montei-a noutra placa de cortiça.
 Tenho-as sobre um pequeno tabuleiro com água que encho a ponto de poder ser absorvida pelas placas de cortiça em dias de muito calor, aumentando a humidade junto das raízes. Já mantinha este processo quando estavam as duas orquídeas montadas juntas e como tinha funcionado até aquele momento, decidi continuar. Creio que os resultados podem ser observados: coifas verdes, novas raízes em crescimento; as novas folhas estão a crescer igualmente bem e, o melhor disto tudo, ainda não cresceram completamente e já se notam novas folhas a espreitar no centro, em início de crescimento também!
Aerangis mystacidii (nº1)

Aerangis mystacidii (nº1)

Aerangis mystacidii (nº1)
 Nas fotos em cima, da que decidi designar por Aerangis mystacidii nº1, notam-se as coifas verdinhas em crescimento, as duas novas folhas a meio caminho e no centro, na coroa, vêm-se mais duas novas folhas a espreitar.
 A outra Aerangis mystacidii, a nº2, foi montada noutra placa, tem menos raízes activas e está a desenvolver apenas uma folha nova (foto em baixo).

Aerangis mystacidii (nº2)

Centaureas





 Plantas anuais que vão nascendo espontaneamente pelo meu jardim. Já nem preciso de as semear. Apenas controlo quando nascem em locais indesejados ou tombam demasiado sobre outras plantas.
 Inicialmente disponha de apenas duas cores, rosa e roxo, mas agora tenho diversas tonalidades dessas cores, desde tons mais intensos aos pálidos.

 Não me servem como flores de corte, uma das minhas principais condições ou prioridades, mas mantenho-as no jardim porque são um lindo plano de fundo para as plantas mais altas, como por exemplo os Gladiolus (foto em baixo, um Gladiolus 'Passos' envolto em Centaurea cyanus, mais campestre do que isto, é difícil).

Gladiolus 'Passos' & Centaurea cyanus

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Tigridia pavonia, algumas curiosidades

Tigridia pavonia - a flor a começar a fechar 
Tigridia pavonia - a flor a começar a fechar 


 Há 4 dias atrás registei aqui a minha 1ª Tigridia pavonia em flor. Mal eu sabia naquela altura que as flores apenas duravam um dia, ou nem isso sequer, uma vez que abrem de manhã e começam a fechar a meio da tarde. Até as flores das Hemerocallis duram mais!!!
 Uma desilusão, na verdade. Nem sequer deve dar tempo aos insectos para a polinizarem!
 Em compensação são plantas multi-florais, ou seja, da mesma haste podem surgir mais do que uma flor. Foi o que aconteceu com a 1ª Tigridia que floriu há 4 dias atrás: hoje abriu mais uma flor. Só consegui fotografa-la quando já estava a fechar.

Alstroemerias




 Creio que ainda não registei por cá estas Alstroemerias. São algumas das divisões que me foram oferecidas em Março deste ano. À medida que vão florindo, vou tentando criar uma espécie de inventário das variedades diferentes que tenho. Tem sido uma tarefa difícil!

Alstroemeria (NOID nº9) creme 
Alstroemeria (NOID nº11) laranja 



E ainda mais Gladiolus...

Gladiolus 'Traderhorn'

Gladiolus 'Traderhorn'
 Hoje, numa visita rápida ao jardim, um pequeno registo dos Gladiolus que estão em flor agora!


Gladiolus 'Espresso 
Gladiolus 'Espresso









terça-feira, 27 de junho de 2017

Bolbos e folhas?

Bletia purpurea

 Muito lentamente, os 5 "rebentos" da Bletia purpurea lá vão crescendo. Em dois deles perece notar-se a formação de algo parecido com folhas ou brácteas (foto em baixo). 

Bletia purpurea

 É tudo tão novo no que se refere a esta espécie e para piorar, não se encontra muita informação sobre o seu cultivo na internet. Como pode ser encontrada em ambientes e substratos diferentes, achei que a mistura que usei seria demasiado arejada para esta orquídea. Tenho adicionado gradualmente um pouco de casca de pinheiro triturada que, com as regas, se vai infiltrando e preenchendo as bolsas de ar que existem, mantendo na mesma a capacidade de drenagem do substrato e possivelmente aumentando a humidade junto das raízes.

Lilium perfumado

Lilium oriental (híbrido)
 
Lilium oriental (híbrido)

Lilium oriental (híbrido)

 De momento, é o único Lilium oriental (perfumado) que tenho, mas suficiente para aromatizar todo o jardim em dias de brisa. 
 Já tive diversas cores, até uns amarelos pálidos, mas infelizmente acabam por desaparecer com os anos! Não consigo ter bem a noção porque é que tal acontece, porque nunca notei um enfraquecimento dos Lilium nas últimas florações. Talvez comido por toupeiras? Se é que as toupeiras comem bolbos!...

Lilium oriental (híbrido)

Lilium oriental (híbrido)

 Comprei estes Lilium no ano passado numa feira como sendo Lilium 'The Edge'. Pois... nada parecidos. Aliás, mesmo a floração deste ano não é bem igual à do ano passado, em que as flores tinham um tom rosa bem mais escuro (fotos em baixo).

Lilium oriental (híbrido)

Lilium oriental (híbrido)

 Usei-os no sábado para fazer um arranjo floral para colocar na campa da minha Mãe. Combinei os Lilium com Gladiolus e Dahlias cor-de-rosa claras.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Muitas raízes e zero flores!

 Tenho dois Oncidium Sweet Sugar: um em vaso e o outro montado num pedaço de tronco de videira. É do segundo que venho falar hoje.
 Foi-me oferecido em flor no início de Agosto de 2014 e nunca mais voltou a florir, embora sempre tenha sido uma orquídea bem composta, com vários pseudobolbos adultos.
 No ano passado, quando ainda o tinha em vaso, os pseudobolbos começaram a desidratar porque perdeu quase todas as raízes e com elas, alguns dos pseudobolbos mais antigos!
 Foi então que decidi monta-lo naquele tronco de videira a 23 de Março de 2016 (foto em baixo).

Oncidium Sweet Sugar - quando o montei, a 23-03-2016

 Como me tornei mais regular nas fertilizações, este Oncidium recuperou bem no ano passado, criando novas raízes e desenvolvendo duas frentes de crescimento, embora os novos pseudobolbos sejam mais pequenos do que os desenvolvidos em anos anteriores.
 Este ano, tenho-o no exterior, pendurado numa árvore desde Março ou Abril, completamente exposto aos elementos, apenas protegido do sol directo. Rego-o diariamente e em dias de calor extremo chego a molha-lo 2 a 3 vezes por dia. As fertilizações ainda estão uma vez a cada duas semanas. Provavelmente já devia ter reduzido o espaçamento entre fertilizações. Mas a preguiça...
 Em todo o caso, este Oncidium Sweet Sugar está a reagir bem (até melhor do que o outro que ainda mantenho em vaso): raízes com coifas bem verdes por todo o lado. Apesar de todas estas raízes saudáveis, talvez pelo excesso de calor destas últimas semanas, ou talvez pelo desgaste energético por estar a desenvolver dois novos pseudobolbos, os pseudobolbos antigos estão um pouco enrugados e desidratados.
 Cá ficam algumas fotos.

Oncidium Sweet Sugar 

Oncidium Sweet Sugar 

Oncidium Sweet Sugar 
 O "fio esparguete" que usei para fixar a orquídea ao tronco, é muito funcional: segura bem e é suficientemente elástico a ponto de não danificar as raízes, embora não seja lá muito estético. Se tudo correr bem, tenciono no próximo ano remove-lo, porque acredito que o Oncidium já terá raízes suficientes para se fixar bem ao suporte.

Mais Dahlias

Dahlia 'Duet' ou Dahlia 'Mystery Day' ???

Dahlia (NOID) - pompom de tamanho médio

Dahlia (NOID) - "dinnerplate", flor bastante grande

Dahlia (NOID) - flor de tamanho médio

 Em cima, fotos das primeiras flores de 4 novas Dahlias. Em baixo, mais algumas fotos de Dahlias que já aqui publiquei e que, por me fascinarem, merecem mais um pouco de ribalta.

Dahlia 'Vuurvogel' ou Dahlia 'Firebird'

Dahlia 'Park Princess'

sábado, 24 de junho de 2017

A 1ª Tigridia pavonia

Tigridia pavonia

Tigridia pavonia

 Cerca de dois meses e meio depois de as ter plantado, começam a florir as primeiras Tigridias pavonias. Sendo uma estreia, tinha alguma ansiedade em ver a floração.
 As flores tem um aspecto invulgar e por isso simplesmente fascinante!
 Esta é a primeira Tigridia pavonia a florir, dos 20 bolbos que plantei. Estou ansiosa por mais flores e, se possível, de outras cores!

Tigridia pavonia

Tigridia pavonia

Tigridia pavonia

 Plantei mais tarde mais 20 bolbos que ainda estão e fase de crescimento. Alguns deles serão para oferecer a uma pessoa, em agradecimento!

Tigridia pavonia