Tenho dois Oncidium Sweet Sugar: um em vaso e o outro montado num pedaço de tronco de videira. É do segundo que venho falar hoje.
Foi-me oferecido em flor no início de Agosto de 2014 e nunca mais voltou a florir, embora sempre tenha sido uma orquídea bem composta, com vários pseudobolbos adultos.
No ano passado, quando ainda o tinha em vaso, os pseudobolbos começaram a desidratar porque perdeu quase todas as raízes e com elas, alguns dos pseudobolbos mais antigos!
Foi então que decidi monta-lo naquele tronco de videira a 23 de Março de 2016 (foto em baixo).
|
Oncidium Sweet Sugar - quando o montei, a 23-03-2016 |
Como me tornei mais regular nas fertilizações, este Oncidium recuperou bem no ano passado, criando novas raízes e desenvolvendo duas frentes de crescimento, embora os novos pseudobolbos sejam mais pequenos do que os desenvolvidos em anos anteriores.
Este ano, tenho-o no exterior, pendurado numa árvore desde Março ou Abril, completamente exposto aos elementos, apenas protegido do sol directo. Rego-o diariamente e em dias de calor extremo chego a molha-lo 2 a 3 vezes por dia. As fertilizações ainda estão uma vez a cada duas semanas. Provavelmente já devia ter reduzido o espaçamento entre fertilizações. Mas a preguiça...
Em todo o caso, este Oncidium Sweet Sugar está a reagir bem (até melhor do que o outro que ainda mantenho em vaso): raízes com coifas bem verdes por todo o lado. Apesar de todas estas raízes saudáveis, talvez pelo excesso de calor destas últimas semanas, ou talvez pelo desgaste energético por estar a desenvolver dois novos pseudobolbos, os pseudobolbos antigos estão um pouco enrugados e desidratados.
Cá ficam algumas fotos.
|
Oncidium Sweet Sugar |
|
Oncidium Sweet Sugar |
|
Oncidium Sweet Sugar |
O "fio esparguete" que usei para fixar a orquídea ao tronco, é muito funcional: segura bem e é suficientemente elástico a ponto de não danificar as raízes, embora não seja lá muito estético. Se tudo correr bem, tenciono no próximo ano remove-lo, porque acredito que o Oncidium já terá raízes suficientes para se fixar bem ao suporte.