Bletia purpurea |
Bletia purpurea - Os "rebentos"(?) marcados com círculos |
Não estou familiarizada com o ciclo desta orquídea e por isso não sei quando é a melhor altura para a mudar. A Bletia purpurea veio num substrato de casca de pinheiro, perlite e esponja que, pelo cheiro, já estava a ficar demasiado decomposto e a precisar mesmo de ser trocado. Odeio quando usam esponja no substrato!
Deixei demolhar bem a nova casca de pinheiro durante esta ultima semana e hoje foi dia de me munir com paciência e mudá-la de vaso e substrato.
Bletia purpurea - Os "rebentos"(?) marcados com círculos |
Bletia purpurea - Os "rebentos"(?) marcados com círculos |
Ao remover o velho substrato e depois de limpar as brácteas secas em volta dos pseudobolbos (ou bolbos? - já que ambiente natural, ficam enterrados debaixo dos detritos das árvores, etc) descobri que afinal esta orquídea está a desenvolver 5 novos "rebentos" e não apenas 4.
Boa, linda menina!
Boa, linda menina!
Bletia purpurea - Os 5 "rebentos"(?) marcados com círculos |
Mudei-a para um substrato composto por casca de pinheiro média misturada com perlite sobre uma base de leca. Ainda ponderei se deveria adicionar um pouco de esfagno ou não mas como em principio esta orquídea requer regas regulares, e para evitar encharcar, optei por não adicionar o esfagno. Vou aguardar e acompanhar o desenvolvimento dos novos "rebentos" e estado das raízes.
Na pesquisa que fiz, existem essencialmente duas colónias desta espécie: uma na Florida, USA, em zonas pantanosas ou húmidas, perdem as folhas depois da floração; e na América latina (norte e centro), em áreas abertas, pedregosas e com exposição solar directa, perdendo as folhas antes de florir!
A minha Bletia purpurea perdeu todas as folhas à excepção de duas. Não sei se será indicio de floração a caminho ou se foi mesmo resultado de terem sido danificadas durante o transporte! Estou mais convencida da segunda opção e que os tais "rebentos" são mesmo novos pseudobolbos a desenvolver. O que não me incomoda, prefiro um bom desenvolvimento vegetativo nesta fase de adaptação ao meu ambiente e cultivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário