quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Uma Coelogyne nitida muito infeliz

Coelogyne nitida

 Tenho tido uma adaptação muito difícil a esta orquídea. Há mais de um ano cá em casa, continua a desenvolver-se muito mal a ponto de recentemente ter perdido uma das frentes que tinha. Foi o suficiente para finalmente decidir intervir. 

Coelogyne nitida - sem raízes

 Retirei-a do vaso e fiquei mesmo desapontada com o que encontrei, ou melhor, não encontrei, porque as poucas raízes que tinha, não cresceram mais do que 3 a 4 cm dentro do substrato.
 Terá sido água a mais? Ou estará debilitada com alguma coisa (tipo fusarium)?
 Para garantir que não encharca, decidi monta-la num suporte de rede com uma mistura de leca, casca de pinheiro, perlite, fibra de coco e carvão. Como medida preventiva, tenho-a afastada das restantes orquídeas.
 Estive a pesquisar um pouco mais sobre ela para tentar perceber o que estou a fazer de errado com ela e o que posso mudar. No site orchidculture tem informação bastante detalhada sobre o cultivo da Coelogyne nitida.
 Devia cultiva-la lá fora, num local abrigado, durante o Inverno. Mas acho que está demasiado debilitada para isso e ainda a tentar desenvolver os dois pseudobolbos que lhe restam. Por isso o ideal será dar-lhe um pouco mais de calor.
 Resta-me monitorizar o seu comportamento a partir de agora e esperar que finalmente arrebite!

Sem comentários:

Enviar um comentário