Maxillaria rufescens - a flor a caminho! |
Ontem, durante a minha rotina de adubação das orquídeas, notei que a Maxillaria rufescens (comprada no ano passado num horto em Ovar) está a desenvolver uma flor. Só é pena que, cada "haste" desenvolva apenas uma flor solitária e não um cacho delas! O perfume a baunilha seria então estonteante!
Não tem tido nenhum tratamento especial ou diferenciado. É mesmo uma orquídea de fácil cultivo.
Reenvasei-a na Primavera passada e desde então, para além do pseudobolbo que iniciou no ano passado, começou a desenvolver 7 novos rebentos (fotografia em baixo). Achei um número muito arrojado, mas lentamente lá vão crescendo.
Maxillaria rufescens - com 8 rebentos |
A haste poderá demorar cerca de duas semanas a florir, portanto, deverá florir no início de Setembro e a boa notícia é que as flores duram entre 3 a 4 semanas - bem mais do que as 2 semanas de floração do meu Dendrobium hercoglossum!
Li em diversos sites que esta Maxillaria pode florir ao longo de todo o ano, mas é mais provável que a floração apenas ocorra durante os meses mais quentes, no Verão. Quem cultivar numa estufa ou casa aquecida, então sim, conseguirá flores durante todo o ano.
Em relação à minha Maxillaria rufescens, comprei-a no ano passado em Agosto com flor (o que não conta para a minha estatística), e consegui que voltasse a florir em Setembro. Se tudo correr bem, irá florir este ano também em Setembro. Talvez venha a ser este o padrão de floração dela.
Podem desenvolver novos rebentos com facilidade (a minha Maxillaria rufescens é exemplo disso). Começam a surgir no Outono ou Inverno mas podem demorar uns nove meses até maturarem! Muito tempo mesmo!
Não tolera longos períodos com o substrato seco! Tenho-a regado todos os dias agora de Verão, uma vez que o substrato é muito arejado. E mesmo assim, por vezes encontro sinais de desidratação.
Não tolera longos períodos com o substrato seco! Tenho-a regado todos os dias agora de Verão, uma vez que o substrato é muito arejado. E mesmo assim, por vezes encontro sinais de desidratação.
Mantive-a dentro de casa durante o Inverno, e mesmo assim foi capaz de aguentar mínimas de 11ºC. Portanto, uma orquídea que vale a pena ter na colecção!
Sem comentários:
Enviar um comentário