sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Cattleyas: 2 híbridas para florir?

Cattleya (híbrido sem ID, nº6) - Espata com flores!


 Duas das minhas Cattleyas (sem ID) estão a desenvolver algo dentro das espatas: numa são flores, na outra parece uma segunda espata dentro.
 Já nem faço grande alarido disto porque, por norma, acabam por abortar a floração! Aliás, uma delas é perita nisso! Falo da orquídea comprada na Exposição de Orquídeas de Forjães em Março de 2014. É por ela que vou começar.
Cattleya (híbrido sem ID, nº2)
 Tem todo um histórico de "abortos" e o último aconteceu na última Primavera. Tenho sempre tanta expectativa e em vão, desilude-me sempre.
Cattleya (híbrido sem ID, nº2)
 Este ano desenvolveu um pseudobolbo com tamanho recorde e com direito a espata. Veremos se também terá direito a floração, porque para já apenas parece estar a desenvolver uma segunda espata dentro. Creio que será algo parecido com o que aconteceu com outra Cattleya na Primavera passada.
Cattleya (híbrido sem ID, nº2)


 A outra Cattleya, faz parte do grupo das 4 "freteiras". Foi-me oferecida pelo Natal de 2015 e, embora sempre se tenha desenvolvido muito bem, é a primeira vez que mostra sinais de floração, embora já tenha criado espatas anteriormente, mas sempre "secas".
Cattleya (híbrido sem ID, nº6)
Cattleya (híbrido sem ID, nº6)
Cattleya (híbrido sem ID, nº6)
Cattleya (híbrido sem ID, nº6) - Um novo pseudobolbo a sair do que está a preparar-se para florir.
 Curiosamente, a par da floração, está a desenvolver um novo pseudobolbo (um pseudobolbo de Inverno), proeza que repete pelo 3º ano consecutivo (ver fotografia em cima).

Sem comentários:

Enviar um comentário