sábado, 23 de março de 2019

Uma Prenda!

Dendrobium hercoglossum - "keikis"

 Ontem quando cheguei a casa tinha à minha espera uma prenda: "keikis" de Dendrobium hercoglossum

Dendrobium hercoglossum - "keikis"

 Era algo esperado, com muita ansiedade, devo acrescentar, por isso não foi propriamente uma surpresa! Mas isso não diminuiu a minha alegria!
 Passemos à história: sigo no Youtube o canal Roger's Orchids e há alguns dias o autor e dono do canal decidiu oferecer divisões e "keikis" de algumas das suas orquídeas. Existindo várias pessoas interessadas, foi proposto um sorteio, segundo alguns critérios, onde seria seleccionado o vencedor de cada divisão ou "keiki". Concorri apenas aos "keikis" de 4 Dendrobium espécie diferentes (Dendrobium loddigesii, Dendrobium hercoglossum, Dendrobium chryseum e Dendrobium findlayanum) e tive a sorte de ser uma das premiadas com 2 keikis de Dendrobium hercoglossum, que já tenho, mas que escolhi por me parecer que o meu exemplar é uma planta de porte mais pequeno comparado com o do Roger. Sempre tive essa curiosidade e agora estou feliz por poder tirar essa dúvida: se serão variedades diferentes ou se apenas é uma questão de cultivo.

Dendrobium hercoglossum - haste com flor

 Na fotografia em cima: um dos "keikis" tem uma pequena haste de onde julgo que surgirá uma única flor.

Dendrobium hercoglossum - "keiki" com 2 "keikis" em formação

 Na fotografia em cima, um dos keikis vem com 2 pequenos "keikis" em crescimento (isto ficou confuso). Hoje vi que uma das outras pessoas premiadas igualmente com "keikis" de Dendrobium hercoglossum, recebeu um "keiki" com uma flor aberta mas que nada tem a ver com o Dendrobium hercoglossum. O Roger desconhece ou não se lembra da ID do "Keiki" infiltrado. Estou curiosa por saber se o meu "pack" também virá com um "keiki" diferente! Seria interessante, mais uma nova Orquídea para a minha colecção! E olhando para a fotografia em cima, fico a pensar se este não será diferente?!... 
 Espero que a mudança de ambiente não faça abortar aquela flor. Quero mesmo muito vê-la a florir! Só depois é que tratarei mudar os "keikis" para outro tipo de suporte e substrato.

Sem comentários:

Enviar um comentário