segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Compra no Ebay


 Hoje recebi 3 orquídeas que comprei recentemente no Ebay a um vendedor da Tailândia. Desejava apenas uma delas, o Dendrobium christyanum, as outras vieram mesmo por estarem baratas (estupidamente baratinhas) e para aproveitar os portes.


Dendrobium christyanum
Dendrobium christyanum - Foto tirada da página do vendedor do Ebay
 Um Dendrobium que aguenta temperaturas mínimas baixas de 8ºC a 9ºC, porte pequeno (semelhante ao Dendrobium moniliforme) e perfumado. Tinha tudo para vir para a minha colecção.
 Quanto ao cultivo, deixo aqui como referência o blogue do Travaldo porque considero que está bastante completo.
Dendrobium christyanum

Dendrobium christyanum

Dendrobium christyanum
 Um facto curioso, o Dendrobium christyanum aparenta ter marcas de já ter florido antes (fotografia em cima).
 Reguei e lavei com água oxigenada por segurança e até porque nesta orquídea encontrei um pequeníssimo caracol na base dos pseudobolbos (fotografia em baixo).
Dendrobium christyanum - com um passageiro ilegal (pequeno caracol)
Embora venha num vaso aberto, vem envolto numa bola de esfagno. Algo que me incomoda. Desconfio que não terá raízes muito viáveis. Espero estar enganada. Assim que tiver oportunidade vou montar numa placa de cortiça e dar-lhe o descanso de Inverno com baixa de temperatura e vaporizações ocasionais para não desidratar mais do que já está.


BLC. Chomthong Delight x (Phai Loeng Waianae x Tainan City)
BLC. Chomthong Delight x (Phai Loeng Waianae x Tainan City) - Foto tirada da página do vendedor do Ebay
 Ou talvez BLC. Chom Thong Delight x (Phai Long Waianae x Tainan City)... Pelo menos este nome apareceu-me nas sugestões de pesquisa do google. É um híbrido tão elaborado que nem vale a pena pesquisar. 
BLC. Chomthong Delight x (Phai Loeng Waianae x Tainan City)

BLC. Chomthong Delight x (Phai Loeng Waianae x Tainan City)
 Não é a mesma orquídea da foto do vendedor, mas não me vou incomodar muito com isso. Pelo preço que me custou, não me importa muito. Vem com 3 frentes em crescimento. Será mais do que uma planta? Seja como for, não vou mexer-lhe agora. Vai ficar na cozinha para ver se o calor a ajuda a crescer mais um pouco.


RLC. Tawan Chai x BLC. Chomthong Fancy
RLC. Tawan Chai x BLC. Chomthong Fancy - Foto tirada da página do vendedor do Ebay
 Tal como a orquídea anterior: esta é um híbrido demasiado elaborado para valer a pena pesquisar; não parece ser a mesma orquídea da foto que o vendedor colocou, também não é importante.
 Tem apenas uma frente de crescimento, porém o ultimo pseudobolbo e o que ainda está em crescimento já atingiram um tamanho aceitável.
RLC. Tawan Chai x BLC. Chomthong Fancy

RLC. Tawan Chai x BLC. Chomthong Fancy
 Também será cultivada na cozinha para evitar que aquele novo pseudobolbo estagne.

9 comentários:

  1. Boa noite.

    Estou a iniciar-me neste mundo das orquídeas e estou a gostar muito do seu blog por mostrar a evolução das orquídeas.
    Inspirada neste post, fiz também uma encomenda de uma cattleya no ebay.
    Sempre tive medo de arriscar porque a entrega costuma demorar muito. Pode dizer-me quanto tempo demoraram a chegar as suaa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês, boa noite.
      Já não me recordo bem, mas segundo as minhas anotações (e dependendo da origem, se dentro ou fora da União Europeia), demoram no mínimo uma semana. Tive casos em que demoraram mais de duas semanas. Por isso é arriscado fazer este tipo de compras durante o Inverno porque ficam demasiado tempo em transporte. Recomendo começar com compras mais pequenas (e baratas) e dessa forma testar o tempo que a encomenda fica em transito. Tenho a impressão que agora tudo demora mais a chegar!!! Compras no ebay não é a minha forma preferida de adquirir orquídeas, é sempre arriscado, em especial quando se compra fora da UE e sem documentos CITES.
      Infelizmente em Pandemia não há exposições!
      Uma boa forma de comprar orquídeas é participar em encomendas conjuntas a orquidários Europeus. Porque dessa maneira os portes são mais baixos (a dividir por todas as pessoas que fazem parte da encomenda) e a qualidade das orquídeas é superior. Mas ultimamente até estas encomendas conjuntas são raras/inexistentes (maldita pandemia).
      Bom, Inês, sabe que o gosto pelas orquídeas não tem cura?! Fica aqui o aviso :-)
      Seja então bem vinda ao grupo dos "orquidoidos"!
      Um abraço, Olinda Silva.

      Eliminar
    2. Eu sei, não tem cura e vai aumentando. Sempre tive Cymbidium mas parti o tornozelo e fiquei em casa imóvel e sem muito que fazer. Honestamente descobri por acaso no OLX um senhor da Madeira a vender uns epidendrum e dendrobium baratos e comprei. Entretanto fui conversando com ele e já comprei mais umas 20 orquídeas... Tenho receio de não as conseguir cuidar devidamente e fazer florir... Daí achar muito interessante este seu blog, vamos acompanhando a evolução das suas plantas e estou a aprender imenso.
      Arrisquei e comprei uma cattleya no OLX por uns 8 euros... Vem da Tailândia, daí ter receio do estado em que vai chegar. Veremos. Entretanto também estou à espera de uma encomenda do Ecuagenera, curiosamente fiz em conjunto com o tal rapaz da Madeira, para dividir os portes. E descobrir através do seu blog o Orchids & More, e estamos a preparar uma encomenda agora... É realmente um vício!

      Eliminar
    3. Vejo que já está bem encaminhada! :-)
      Já comprei umas coisinhas a um rapaz da Madeira, provavelmente será a mesma pessoa.
      Fala no receio de não conseguir cuidar e fazer florir as orquídeas que compra. Eu também tenho esse receio e o caminho vai-se fazendo com alguns bons resultados mas também com perdas. Eu tenho uma pequena colecção de orquídeas em que a maioria ainda não floriu. Acho que a paciência é mesmo uma virtude neste hobbie!!! :-)

      Eliminar
  2. Pois... Eu pelo menos agora estou a experimentar... Antes matava tudo o que não eram cymbidum... Phalaenopsis então nem se fala. Tive dezenas e morreram todas, mas agora com os ensinamentos desse rapaz tenho uma que já deu uma haste floral cá em casa. Mas tenho uma cambria há uns 7 ou 8 anos, a única não-cymbidium que consegui manter, enorme, cheia de força, mas que nunca mais floriu... Sei bem a frustração que é... Vou andando e experimentando... Acabei de descobrir há minutos um novo pseudobulbo a desenvolver-se na minha Coelogyne burfordiense, já "ganhei o dia"!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas!
      Aqui em casa, na falta de hastes, fico feliz com pequenos detalhes como novos pseudobolbos ou raízes! Pelo menos é um sinal de que alguma coisa corre bem no cultivo!

      Eliminar
    2. Ui, nem me diga nada! Adoro Cattleyas mas nunca me tinha ainda aventurado. Ontem vi qualquer coisa nova, não sei ainda se raízes ou pseudobolbo, mas é certamente algo novo, e delirei!!!

      Eliminar
  3. Ontem fiz uma encomenda no orchids & more. Fiz o pagamento pelo paypal. Bo entanto não recebi qualquer email ou confirmação da encomenda. É normal? Pergunto porque sei que já comprou algumas vezes nesse site...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês,
      Sim, creio que é normal. Só fiz uma compra "sozinha" no ano passado e fiquei com essa impressão estranha. Lembro-me de até lhes ter enviado um mail com o comprovativo do pagamento por não ter recebido logo a confirmação da encomenda, como acontece com qualquer compra que se faça noutras páginas. Mas não se preocupe. Lá para segunda feira, o mais tardar, deve receber alguma notificação sobre a encomenda e o tracking.

      Eliminar