segunda-feira, 20 de abril de 2020

Cymbidiuns

Cymbidium (híbrido sem ID nº33)

 Está a ser um péssimo ano para cultivar Cymbidiuns. Demasiadas flores e hastes perdidas por ataque de caracóis ou simplesmente quebradas pelas caudas das minhas cadelas.
 Enfim, hoje quebrei a preguiça e decidi fazer um apanhado do que foi florindo ao longo destas semanas de confinamento.
 Na fotografia em cima, mais um registo da floração do Cymbidium nº33 e em baixo do Cymbidium nº48.

Cymbidium (híbrido sem ID nº48)


Cymbidium nº3
Cymbidium (híbrido sem ID nº3)

Cymbidium (híbrido sem ID nº3)

Cymbidium (híbrido sem ID nº3)
 As 3 divisões deste híbrido produziram este ano um total de 9 hastes (6+2+1).


Cymbidium nº7
Cymbidium (híbrido sem ID nº7)

Cymbidium (híbrido sem ID nº7)

Cymbidium (híbrido sem ID nº7) - Hastes muito estragadas
 Tal como no ano passado, as duas divisões criaram um total de 6 hastes (a divisão maior 5 e a outra apenas uma haste).


Cymbidium nº8

Cymbidium (híbrido sem ID nº8)
Cymbidium (híbrido sem ID nº8)

 Histórico:
 Este Cymbidium chegou-me através de uma troca em Abril de 2013.
 Floriu pela primeira vez apenas em 2016 (apenas com uma haste?).
Só voltou a florir dois anos depois, em 2018, com 3 hastes.
 No ano passado, em 2019, voltou a desenvolver 3 hastes.
 Este ano, superou-se e tem 4 hastes.


Cymbidium nº14
Cymbidium (híbrido sem ID nº14)

Cymbidium (híbrido sem ID nº14)

Cymbidium (híbrido sem ID nº14)

Cymbidium (híbrido sem ID nº14)

Cymbidium (híbrido sem ID nº14)

Cymbidium (híbrido sem ID nº14)

Cymbidium (híbrido sem ID nº14)

Cymbidium (híbrido sem ID nº14) - Haste danificada por caracóis/lesmas

 Um dos meus Cymbidium favoritos. Estou sempre a repetir-me, bem sei!
 Restam-me apenas duas divisões deste híbrido. Este ano superaram-se: a divisão maior criou 6 hastes (aleluia) e a outra 4 (apenas duas floriram porque as outras duas foram quebradas pelas minhas cadelas). Um total de 10 hastes, bem haja!

Sem comentários:

Enviar um comentário