segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Cymbidium com Fusarium?!

Cymbidium (sem ID) nº56
Cymbidium (sem ID nº56) - Três divisões

 Hoje estive a reenvasar e a dividir um Cymbidium que me ofereceram há mais de 3 meses atrás. A ideia era remover a Protea que vinha no mesmo vaso (e coloca-la num vaso em separado) e aproveitar para cuidar do Cymbidium porque estava carregado de cochonilhas (fotografias em baixo).

Cymbidium (sem ID nº56) - Com cochonilhas de carapaça
Cymbidium (sem ID nº56) - Com cochonilhas de carapaça

Correu tudo mal!

 Foi impossível não danificar as raízes da Protea. Tenho a certeza de que se vai ressentir bastante, só espero que não seja a ponto de a perder.

 Em relação ao Cymbidium, enquanto removia o substrato antigo, estranhei a falta de presença de raízes novas e activas. Parti do principio que o ataque de cochonilhas e talvez regas excessivas fossem a causa. Porém quando dividi a orquídea, o rizoma cortado apresentava um círculo rosa escuro, em tudo semelhante ao que o Fusarium causa (fotografias em baixo).

Cymbidium (sem ID nº56) - Fusarium?
Cymbidium (sem ID nº56) - Fusarium?

  Digamos que fiquei "pior do que estragada" com esta descoberta. No entanto, decidi deixar a outra hipótese em aberto: não sei de que cor é este Cymbidium, mas se as flores forem de cor escura, poderá justificar aquele anel escuro. Poderá, mas estou pouco convencida.

 Ainda não vou desistir. Deixei as 3 novas divisões deste Cymbidium de molho até amanhã (fotografia em baixo) numa solução inseticida para combater aquelas malditas cochonilhas.  Amanhã vou coloca-las em vaso com substrato e daqui a uma ou duas semanas tentarei fazer um tratamento fungicida. 

Cymbidium (sem ID nº56) - Noite em água com inseticida.

Sem comentários:

Enviar um comentário