segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Laelia anceps var. veitchiana recuperada?

Laelia anceps var. veitchiana - A 2 de Outubro 2020

  Passou mais de um ano desde que a Laelia anceps var. veitchiana começou a apresentar umas manchas escuras nas folhas (fotografia em baixo).

Laelia anceps var. veitchiana  - A 8 de Outubro 2019

 Mergulhei a orquídea durante horas (quase um dia) num banho com fungicida. Por segurança, e a custo, tive que cortar as folhas atingidas pelo fungo.
 Foi um processo muito longo com perda de raízes e muitos sinais de desidratação nos pseudobolbos. Fiquei mesmo preocupada. No início do Verão coloquei a Laelia anceps var. veitchiana em semi-hidroponia, numa tentativa desesperada para a tentar hidratar.

Laelia anceps var. veitchiana  - A frente de crescimento.

 O pseudobolbo desenvolvido este ano é pequeno e, curiosamente, bifoliado (com duas folhas). Mais curioso ainda foi a orquídea ter começado a desenvolver um novo pseudobolbo a partir deste recém formado (fotografias em cima e em baixo)

Laelia anceps var. veitchiana  - Os dois pseudobolbos da época: o recém formado e o que está a começar a desenvolver!

 Surgiram finalmente novas raízes e algumas das existentes ramificaram. Ainda se apresenta com sinais de desidratação, mas acreditem, já não está tão mal como estava há meses atrás.
 Preocupa-me que tenham surgido umas manchas na folha maior (fotografia em baixo). Estou vigilante, mas o mais certo é que se as pintas crescerem ou alastrarem, terei que cortar também esta folha e repetir o tratamento com o fungicida!


Laelia anceps var. veitchiana  - Mais uma folha com manchas!

Sem comentários:

Enviar um comentário