segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Dendrobium Hibiki

Dendrobium Hibiki
 

Dendrobium Hibiki


 Esta é uma orquídea que, embora não fosse prioridade, já andava na minha lista de desejos há algum tempo: floração interessante e frequente com um cultivo (aparentemente) fácil, tinha que arriscar.

Dendrobium Hibiki

 Tive a oportunidade de o comprar recentemente na minha encomenda ao Horto Europlantas (em Ovar), por um preço mais simpático porque, supostamente, viria sem flores. Mas surpreendentemente chegou-me com flores. Adorei! 

Dendrobium Hibiki

 Este Dendrobium é um híbrido primário, resultante do cruzamento entre Dendrobium bracteosumDendrobium laevifolium. Para ter uma melhor noção do tipo de cultivo a lhe proporcionar, tive que fazer uma pesquisa sobre os seus "pais".
 Segundo o site Orchidspecies:
- O Dendrobium bracteosum é uma orquídea epífita de porte pequeno a médio, que cresce em climas quentes a muito quentes até 1150 m de altitude com humidade alta.
Dendrobium laevifolium é uma orquídea epífita de porte "mini", que cresce em climas frios a quentes entre os 650m a 2400m de altitude.
 Felizmente o Dendrobium laevifolium contribuiu geneticamente para que o Dendrobium Hibiki possa aguentar algumas temperaturas mais frescas, talvez idilicamente deva ser cultivado num clima temperado a quente. Acho que lhe consigo proporcionar isso.

Dendrobium Hibiki

 Decidi reenvasá-lo há alguns dias atrás. Estava indecisa se o mantinha em vaso ou optava por o montar. Tudo dependeria da qualidade das raízes. Se tivesse poucas, seria montado.

Dendrobium Hibiki

Dendrobium Hibiki

 Bom, com aquelas raízes, foi para um vaso transparente com leca e (algum) perlite (fotografia em baixo). Agora resta esperar que não stresse muito com a mudança, até porque na base dos pseudobolbos mais recentes e mais "crescidos" já se vêem novos pseudobolbos (ainda gemas) a crescer. 

Dendrobium Hibiki

Sem comentários:

Enviar um comentário