sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Os "keikis" do Dendrobium Berry Oda


Dendrobium Berry Oda (3 "keikis")

 Durante este último ano retirei 3 "keikis" do meu Dendrobium Berry Oda e coloquei-os em 2 suporte de rede. Despois de um choque inicial, estão todos a criar novas raízes e novos pseudobolbos. O que só reforça a ideia do quão fácil é cuidar desta orquídea.


1º suporte (a 21 Setembro de 2020):
Dendrobium Berry Oda - 1º suporte

Dendrobium Berry Oda - 1º suporte

 Foi a minha primeira tentativa. Retirei-o da planta mãe já no fim do Verão e mal teve tempo para se adaptar antes da chegada do frio. Sobreviveu ao Inverno, completamente inerte, felizmente sem sinais de stresse.
 Demorou imenso a reagir. Primeiro surgiram novas raízes e as antigas continuaram a crescer. Só muito recentemente é que começou a criar um novo pseudobolbo na base.


2º Suporte (26 de Março de 2021)
Dendrobium Berry Oda - 2º suporte com 2 "keikis"

Dendrobium Berry Oda - 2º suporte com 2 "keikis"

Dendrobium Berry Oda - "keiki" com 1 novo pseudobolbo

Dendrobium Berry Oda - "keiki" com 2 novos pseudobolbos

 No suporte que se vê nas fotografias em cima, coloquei em fases diferentes 2 "keikis". Um deles, o mais recente, foi colocado no exterior do cesto a titulo experimental.
 O "keiki" que está dentro do cesto, foi mudado durante a Primavera e é o que melhor reagiu à mudança.


 Acho que posso concluir que a melhor altura do ano para remover os "keikis" é durante a Primavera, o que faz sentido! Tenho já mais dois keikis no Dendrobium Berry Oda quase prontos para serem retirados. Na próxima Primavera trato deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário