Em Abril de 2017 comprei na Exposição de Orquídeas do Porto uma Bletilla striata alba. Nunca tive bons resultados com ela, nunca se desenvolveu bem e obviamente nunca floriu. Os rebentos que criava apodreciam sempre até que a perdi em 2018/2019. Nunca percebi se era um erro meu no cultivo ou se aquela planta em si era fraca.
Urgia uma segunda tentativa.
Durante os últimos anos, por vezes corria o boato que estavam à venda Bletilla striata no lidl (e muito baratinhas, tendo em conta os 15€ que alguns hortos tugas cobram). Mas eu bem que corri as diversas lojas aqui na minha zona mas sem sorte nenhuma, já tinham sido todas açambarcadas.
Mas este ano foi diferente porque em Janeiro passado encontrei à venda espontaneamente (sem ter sido avisada) Bletilla striata no Lidl (finalmente). Consegui comprar uma embalagem de Bletilla striata e duas embalagens de Bletilla striata alba.
Bletilla striata - 2 bons rizomas |
Bletilla striata |
Plantei-as numa mistura composta por substrato para Cymbidium, perlite, casca de pinheiro e fibra de côco. O objectivo era conseguir um bom substrato, rico em nutrientes, mas drenável.
Mais de um mês depois, no vaso com as Bletilla striata tipo, dois dos três rebentos apresentam já flores a caminho! Mas a melhor parte é que uma das plantas apresenta variegação nas folhas (fotografia em baixo). Uau!
|
Bletilla striata - com haste a espreitar |
Curiosamente nos 2 vasos das Bletilla striata alba, o progresso é bastante mais lento!
Fico com a sensação de Déjà vu!...
Bletilla striata alba |
Pouco vigor. Será uma característica da variedade alba?
Pelo sim, pelo não, acho que vou proteger estes 2 vasos das chuvas. Não vá o diabo tecê-las!...
Sem comentários:
Enviar um comentário