quinta-feira, 6 de abril de 2017

A Primavera chegou às minhas orquídeas, mas não a todas!

Coelogyne cristata - 06-04-2017

 Ainda adoentada, a minha jardinagem resume-se apenas a regas e à monitorização da evolução e crescimento das minhas plantas, orquídeas incluídas.
 Algumas das minhas Orquídeas começam a mostrar sinais que estão a despertar do descanso de Inverno. É delas que venho cá falar hoje. Um pequeno apontamento colectivo.


Coelogyne cristata
 Começo pela minha Coelogyne cristata, comprada recentemente, há pouco mais de um mês. A haste cresceu bastante bem nestes últimos 3 dias, com 4 flores em desenvolvimento (sem querer, parti uma quinta flor quando tentava remover as brácteas). A foto no início desta postagem foi tirada hoje e a que se segue foi tirada há 3 dias atrás. 
Coelogyne cristata - 03-04-2017


Oerstedella centradenia
  Agora a minha surpreendente Oerstedella centradenia, que continua florida já há mais de um mês (começou a florir a 18-02-2017 e essas flores ainda estão óptimas - foto em baixo).
Oerstedella centradenia - a 1ª haste que floriu, mais de um mês depois
Oerstedella centradenia
 Na foto em cima, marcados com círculos, vêm-se dois novos pseudobolbos em formação! Stressa-me um pouco, porque queria reenvasar esta orquídea, mas vou ter mesmo que esperar pelo fim da floração, ressaltando que ainda tenho duas hastes por florir!...


Bletilla striata 'alba'
 Comprada no fim-de-semana passado, na Exposição de Orquídeas do Porto, a minha Bletilla striata 'alba' está a deixar-me preocupada! 
Bletilla striata 'alba' - Quando comprei, a 01-04-2017
Bletilla striata 'alba' - Foto tirada hoje (06-04-2017)
 Escolhi-a, pensava eu, com bastante rigor, porque a outra que lá ficou no stand de vendas tinha indícios de podridão.
 Nos primeiros dias cá em casa o rebento mais pequeno  começou a apodrecer no interior (nas fotos em cima, o rebento da frente; na foto em baixo, o rebento à direita). Não a reguei naqueles dias, por isso jamais deixei acumular água no interior. Acredito que o problema já vinha com a Bletilla, apenas dando sinais só cá em casa.
Bletilla striata 'alba' - Foto tirada hoje (06-04-2017)
 O outro rebento está a desenvolver-se bem, com alguma rapidez até. A minha dúvida reside se devo ou não remexer no vaso, para detectar qual o problema e possível dimensão do mesmo, para me assegurar que não afecta o outro rebento.
 Amanhã, se me sentir melhor, vou tratar dela!



- Laelia purpurata var. carnea
 Desenvolveu um pseudobolbo bastante pequeno no ano passado, mas justificável pelo stress que passou: por vir sem raízes, desidratada e pela mudança drástica de ambiente.
 Teve uma excelente recuperação sem, no entanto, hidratar completamente os pseudobolbos mais antigos. Lançou várias raízes saudáveis que a tem ajudado bastante.
 Depois de um curto descanso durante o Inverno, está a desenvolver uma segunda frente (foto em baixo), enquanto o pseudobolbo desenvolvido durante o ano passado, parece ter estagnado, por agora.
 Vou ter que a reenvasar, não tarda!
Laelia purpurata var. carnea


 - Laelia anceps Guerrero
Laelia anceps Guerrero
 Esta espécie tem por hábito só produzir raízes depois do novo pseudobolbo maturar. Notam-se as gemas a "descolar" do pseudobolbo embora provavelmente só venha a desenvolver uma frente. Esta Laelia anceps em especial cria um longo espaçamento no rizoma, entre cada pseudobolbo, crescendo para fora do vaso com muita rapidez. Por isso, tal como a Laelia purpurata var. carnea, precisa de ser reenvasada com urgência, ou então montada. 



Laelia anceps var. sanderiana
 Esta Laelia anceps está na lista para ser substituída, porque desconfio que está infectada com Fusarium. Ainda não a testei, mas tenho quase a certeza porque comprei-a junto com Cattleya intermedia var. coerulea (que está infectada) e o estado dela tem-se degradado bastante: o desenvolvimento do novo pseudobolbo ficou afectado e estagnou, pseudobolbos extremamente enrugados e sem raízes viáveis. Estão ambas isoladas das restantes. Não vá o diabo tecê-las!
Laelia anceps var. sanderiana
 Parece estar a tentar, num último esforço, lançar novas raízes e um novo pseudobolbo.



Cattleya intermedia var. coerulea
 Esta orquídea, mesmo infectada com Fusarium, curiosamente está a desenvolver novas raízes e um novo pseudobolbo. Tem alguns sinais de desidratação (um dos sintomas do Fusarium), mas não tão extrema como a da Laelia anceps var. sanderiana
Cattleya intermedia var. coerulea

Cattleya intermedia var. coerulea

Sem comentários:

Enviar um comentário