terça-feira, 17 de setembro de 2019

Dendrobium eriaeflorum

Dendrobium eriaeflorum - A 14-09-2019


 Das 9 orquídeas vindas recentemente do orquidário Orchids & More, este Dendrobium eriaflorum foi o que pior reagiu à mudança. Embora viesse em flor, já mostrava alguns sinais de stress que interpretei como desidratação. Logo nas 2 a 3 primeiras semanas perdeu metade dos pseudobolbos que tinha: 2 eram os mais recentes (ainda em crescimento) e o que tinha a haste com flores parecia quebrado na base.
 Para terem uma noção, deixo em baixo fotografias do antes e do agora.
Dendrobium eriaeflorum - A 20-07-2019
Dendrobium eriaeflorum - A 14-09-2019

 Lado positivo: os 3 pseudobolbos sobreviventes hidrataram e tem um conjunto aceitável de raízes finíssimas activas com coifas verdinhas. Não há sinais de gemas em desenvolvimento, mas também não é agora altura para isso, estamos a entrar no Outono. Estou feliz por ter estabilizado.

 Quanto ao seu cultivo, a minha melhor referência é o Travaldo blogspot
 Embora possa passar os Inverno no exterior abrigado, decidi que este ano vou poupa-lo de mais stresses, vai ficar cá dentro, junto da janela, com imensa luz e com regas mais espaçadas.
 Aliás, como não tem nada em crescimento além das raízes, as regas simplificaram-se a vaporizações diárias e ainda está a ser cultivado suspenso sobre um tabuleiro com pedras e água. Basicamente consiste em manter alguma humidade para não secar as raízes.

Sem comentários:

Enviar um comentário