quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Keikis e mais Keikis

Dendrobium (loddigesii x pierardii) x loddigesii
 Comprei o Dendrobium (loddigesii x pierardii) x loddigesii na Exposição Internacional de Orquídeas do Porto do ano passado. Meses depois, em Setembromontei esta parte da orquídea num suporte de rede com argila expandida dentro. Retirei os 4 "keikis" da extremidade da cana e montei 2 no topo do suporte.
Dendrobium (loddigesii x pierardii) x loddigesii

 Cerca de um ano depois, já é possível ver alguns resultados: novas raízes e imensos "keikis" a surgir por todo o lado! Urgia que criasse novas raízes, estava a estagnar e a desidratar.
 Não voltou a florir, mas isso não é importante de momento.
Dendrobium (loddigesii x pierardii) x loddigesii

3 comentários:

  1. Boa tarde.
    Ao encontrar hoje o seu blog, percebi que já cultiva orquídeas em Leca a algum tempo, e que usa a cinzenta, eu comecei a pouco tempo e não tenho encontrado muita informação.
    Será que pode dar algumas indicações.
    Muito obrigada.
    Helena Cerveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena, boa tarde.
      Desculpe só responder agora, mas o Blogger nunca me notifica quando recebo mensagens.
      Ora bem, em relação à Leca, uso desta porque é a que encontro mais facilmente aqui perto. Mas se encontrar argila expandida da cor de barro, use dessa. Creio que deve ser indiferente.
      Comecei por usar casca de pinheiro (comprada, não retirada das árvores) mas degrada-se com muita facilidade e não é muito compatível com o meu ritmo de rega (tenho a tendência para regar em excesso). Por isso a leca é fantástica: não se degrada com o tempo, logo menos necessidade de estar sempre a reenvasar as orquídeas; a leca é mais leve, drenável e ajuda a ventilar as raízes.
      Desde que comecei a usar, noto que algumas das minhas orquídeas se dão melhor em Leca (Cattleyas, Dendrobiuns, Oncidium...).
      Acho que é uma questão de ir experimentando gradualmente. Comece por experimentar com orquídeas que precisem de secar as raízes entre regas (tipo Cattleyas).
      Não sei se consegui responder a algumas das suas dúvidas. :-)
      Obrigado pela visita,
      Olinda Silva

      Eliminar
    2. Agora sou eu que peço desculpa, por só agora ver a sua resposta, mas esqueci-me do contacto.
      Comecei a experimentar a leca também em vaso, e parece estar a correr bem.
      Já fiz alguns tubos de rede, vamos ver como se adaptam no jardim debaixo de sombrite e algumas árvores.
      Instagram Daniel Neubaer tem uma live sobre os suportes de rede muito interessante.

      Muito obrigada.

      Eliminar