sábado, 19 de outubro de 2019

De um "Bolbo" traseiro para uma Orquídea activa!

Cymbidium (sem ID, nº10)

 Começou como uma experiência em Outubro / Novembro de 2015 na qual usei vários pseudobolbos traseiros inactivos de dois Cymbidium.
 No ano passado tinha apenas dois casos bem sucedidos, mas pouco tempo depois e de uma forma estupidamente rápida, perdi o pouco que restava no meu lindíssimo Cymbidium castanho (CYM nº9).
 Então 4 anos depois do início da minha primeira tentativa de criar novos Cymbidium através de pseudobolbos traseiros, tenho apenas uma planta: mais um Cymbidium nº10 que cresceu bastante durante este último ano!

Cymbidium - pseudobolbos traseiros

 No ano passado, tentei repetir a experiência desta vez com pseudobolbos retirados de outro Cymbidium (fotografia em cima). Estava tudo a correr bem, tinham já um rebento a crescer, até recentemente os pseudobolbos terem começado a amolecer. Acho que o erro foi meu. Menos ou nenhuma água para a próxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário