Dendrobium Berry Oda |
Este Dendrobium Berry Oda foi uma verdadeira pechincha, direi mesmo, um achado. Comprei-o num horto em Ovar por apenas 1€ e é uma orquídea bem grande, cheia de pseudobolbos.
Alguns dias depois decidi reenvasa-lo porque ficava demasiado tempo com o substrato húmido (mesmo em pleno Verão) e chegou a perder (por apodrecimento) algumas folhas no topo dos recém formados pseudobolbos. Tinha um saudável novelo de raízes que fui incapaz de separar para remover aquele substrato fino em que vinha. A única solução foi lavar as raízes com água para limpar o melhor possível. Para facilitar o arejamento das raízes, em vez de o colocar num vaso, optei por criar um "cesto" com rede plástica e preencher os espaços com argila expandida.
Creio que foi a melhor opção.
Dendrobium Berry Oda - Novos pseudobolbos |
Recentemente lembrou-se de criar 5 novos pseudobolbos: inicialmente 2 que já estão a cerca de meio tamanho (fotografia em cima); e agora mais 3 novos pseudobolbos com cerca de 2 a 3 cm de comprimento (fotografia em baixo).
Dendrobium Berry Oda - Novos pseudobolbos |
Por causa deste desenvolvimento de pseudobolbos tardios, este foi um dos Dendrobium que tive que recolher para dentro de casa no fim de semana passado.
Sem comentários:
Enviar um comentário