terça-feira, 13 de abril de 2021

3 Vasos - 14 hastes

Cymbidium (híbrido sem ID nº3)

Cymbidium (híbrido sem ID nº3)


 Este é um dos Cymbidium da minha Mãe. Foi-lhe oferecido há mais de 16 anos.

Cymbidium (híbrido sem ID nº3)

 Tenho 3 divisões deste híbrido e aparentam ter escapados todas às geadas de janeiro. As flores são de tamanho pequeno a médio, abrem num tom beije que gradualmente aclara e fica branco. Na fotografia em baixo, lado a lado, uma haste aberta há cerca de um mês e outra florida mais recentemente.

Cymbidium (híbrido sem ID nº3)

Cymbidium (híbrido sem ID nº3)

Cymbidium (híbrido sem ID nº3)

 Costumam florir regularmente e sempre com um bom número de hastes. No ano passado tinham criado no total 9 hastes. Este ano as 3 divisões criaram 14 hastes. Nada mau.

Cymbidium (híbrido sem ID nº3)

Histórico:
- Cymbidium oferecido à minha Mãe há uns 17 ou 18 anos;
- Em 2013 dividi-o em 3;
- Duas (das 3 divisões) floriram pela primeira vez sob os meus cuidados em 2014 (não registei o número de hastes);
- Em 2015, duas divisões criaram um total de 4 hastes;
- Em 2016, estou certa de que floriram, mas não fiz qualquer registo;
- Em 2017 as três divisões criaram 9 hastes no total;
- Em 2018, ficaram aquém da expectativa, criaram apenas 6 hastes;
- Em 2019 não registei o número de hastes;
- No ano passado, em 2020, as 3 divisões criaram 9 hastes;
- Este ano, como já referi, um recorde, são 14 hastes.

Sem comentários:

Enviar um comentário