sábado, 28 de agosto de 2021

Mais 2 Cymbidum com hastes

 





 Cymbidium (sem ID, nº16 - verde)
Cymbidium (sem IDnº16) - com 3 hastes, a 6 de Agosto

 Este é um Cymbidium muito irregular. Comprado em 2013 e esta será apenas a 4ª vez que irá florir. Para já, está com 3 hastes.



 Cymbidium (sem ID, nº18 - amarelo)
Cymbidium (sem IDnº18) - Hastes a 3 de Agosto

Cymbidium (sem IDnº18) - Hastes a 3 de Agosto

Cymbidium (sem IDnº18) - Hastes a 3 de Agosto


 Já este Cymbidium é muito regular a florir e este ano, para já, tem 7 hastes.

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Os "keikis" do Dendrobium Berry Oda


Dendrobium Berry Oda (3 "keikis")

 Durante este último ano retirei 3 "keikis" do meu Dendrobium Berry Oda e coloquei-os em 2 suporte de rede. Despois de um choque inicial, estão todos a criar novas raízes e novos pseudobolbos. O que só reforça a ideia do quão fácil é cuidar desta orquídea.


1º suporte (a 21 Setembro de 2020):
Dendrobium Berry Oda - 1º suporte

Dendrobium Berry Oda - 1º suporte

 Foi a minha primeira tentativa. Retirei-o da planta mãe já no fim do Verão e mal teve tempo para se adaptar antes da chegada do frio. Sobreviveu ao Inverno, completamente inerte, felizmente sem sinais de stresse.
 Demorou imenso a reagir. Primeiro surgiram novas raízes e as antigas continuaram a crescer. Só muito recentemente é que começou a criar um novo pseudobolbo na base.


2º Suporte (26 de Março de 2021)
Dendrobium Berry Oda - 2º suporte com 2 "keikis"

Dendrobium Berry Oda - 2º suporte com 2 "keikis"

Dendrobium Berry Oda - "keiki" com 1 novo pseudobolbo

Dendrobium Berry Oda - "keiki" com 2 novos pseudobolbos

 No suporte que se vê nas fotografias em cima, coloquei em fases diferentes 2 "keikis". Um deles, o mais recente, foi colocado no exterior do cesto a titulo experimental.
 O "keiki" que está dentro do cesto, foi mudado durante a Primavera e é o que melhor reagiu à mudança.


 Acho que posso concluir que a melhor altura do ano para remover os "keikis" é durante a Primavera, o que faz sentido! Tenho já mais dois keikis no Dendrobium Berry Oda quase prontos para serem retirados. Na próxima Primavera trato deles.

Quanto ao "rei das anomalias"...

Cymbidium (sem ID, nº07) - Haste

Cymbidium (sem ID, nº07) - Haste

Cymbidium (sem ID, nº07) - Haste


 ...Continua anómalo!
  Depois de ter perdido a micro haste que criou há quase dois meses atrás (fotografia em baixo), este Cymbidium parece estar a criar mais duas hastes no mesmo sítio.

Cymbidium (sem ID, nº07) - Haste que abortou e à direita, dentro do circulo, uma nova haste a surgir!

 A estranheza é que não é nada normal ele começar a criar hastes tão cedo porque, por regra, só floresce entre Fevereiro e Abril!

Hastes!

Cymbidium - haste floral

Cymbidium - haste floral

Cymbidium - haste floral

Cymbidium - haste floral

 Começo a achar que, a este ritmo, estes 3 Cymbidium vão florir muito mais cedo do que o esperado e desejado! o Ideal seria que florissem em Outubro para poder ter flores em condições para usar no meu arranjo floral para o Dia de Todos os Santos.
 Espero não aconteçam mais ondas de calor entretanto. Caso contrário os Cymbidium ainda podem abortar as flores.

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Flores num keiki?!

 
Epidendrum, híbrido sem ID (cor-de-rosa)


 Na passada segunda feira, durante as regas, descobri uma pequena haste na extremidade de um dos "keiki" do meu Epidendrum sem ID cor-de-rosa. Boa!
 Estou ansiosa para que aqueles "keikis" desenvolvam boas raízes antes do fim do Verão, porque queria retirá-los da planta mãe e colocá-los num vaso à parte.

Epidendrum, híbrido sem ID (cor-de-rosa)

Epidendrum, híbrido sem ID (cor-de-rosa)

 Passou por uma fase atribulada, mas parece que este Epidendrum está finalmente a começar a reagir. Infelizmente foi atacado por ácaros e sofreu alguns danos nas folhas, visíveis na fotografia em baixo, aquelas manchas magentas.

Epidendrum, híbrido sem ID (cor-de-rosa) - manchas causados por ácaros?

 Em relação ao outro Epidendrum, o vermelho, foi-se! Foi sempre em queda livre desde que chegou cá a casa. Tenho que aprender que não se compram orquídeas no Outono ou Inverno, excepto Cymbidiuns!

Cymbidium Cora flor com cerca de 14 hastes!...

Cymbidium Cora Flor - Várias hastes a surgir (a 3 de Agosto)
  
Cymbidium Cora Flor - Várias hastes a surgir (a 3 de Agosto)

...Isto é, se não abortar algumas das hastes como tem por hábito fazer.
 Não floriu no ano passado e a avaliar pela quantidade de hastes que tem a surgir por todo o lado, o descanso fez-lhe muito bem.
 Já o mudei para um local em que fica encostado à casa e, quem sabe, mais protegido. Não sei se o apodrecimento das hastes durante a fase inicial de crescimento terá alguma relação directa com o facto deste Cymbidium ter sido cultivado nos últimos anos um pouco exposto aos elementos.
 Se vingar aquelas hastes todas, será um espetáculo! 

Em flor: a minha primeira Cattleya

Sc. Mini Purple ‘Candy Tuft’ (?)


  Esta orquídea é tão fácil de cuidar! Fico sempre surpreendida com a facilidade com que cria flor, sem mariquices ou esquisitices!
 Só tenho pena que nas fotografias o tom magenta saia tão esbatido. Na realidade é bem mais escuro e intenso.

Sc. Mini Purple ‘Candy Tuft’ (?)

Sc. Mini Purple ‘Candy Tuft’ (?)

Sc. Mini Purple ‘Candy Tuft’ (?)

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Dendrobium fimbriatum, um ponto de situação!

Dendrobium fimbriatum


 Já não faço um registo desta orquídea há 2 anos. Imperdoável!

Dendrobium fimbriatum

 Ainda não floriu, mas lá vai desenvolvendo vários pseudobolbos medianos por época. Sofreu um pouco durante o último inverno, chegando a apodrecer as extremidades de alguns dos pseudobolbos recém criados. Demasiada humidade e temperaturas baixas no meu espaço de cultivo, uma receita para o desastre.

Dendrobium fimbriatum

 Esta época está com 6 novos pseudobolbos em crescimento. Sinceramente não me parece que venham a crescer muito! Precisava que este Dendrobium desenvolvesse um melhor sistema radicular para ver se o fortalecia um pouco.

Dendrobium fimbriatum

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Liparis viridiflora

 


Liparis viridiflora - 4 novos pseudobolbos

 Depois de ter sido ferozmente atacada por caracóis, a Liparis viridiflora começou a criar 4 novos pseudobolbos. 

Liparis viridiflora - 4 novos pseudobolbos

 Não é uma orquídea que possa considerar uma "erva daninha" cá em casa, mas lá vai crescendo e florindo sem grandes stresses.

Dendrobium thyrsiflorum: Ainda vive, mas à rasca!

 


Dendrobium thyrsiflorum

 Tenho tido sérias dificuldades no cultivo deste Dendrobium, já não sei o que mais lhe fazer! Passa a vida a criar novos pseudobolbos e a abortá-los! Está sempre débil, sem folhas, mas lá se vai aguentando.

Dendrobium thyrsiflorum

 Criou alguns novos pseudobolbos durante a primavera, mas perdeu-os todos. Estava com tão mau aspecto que julguei Dendrobium thyrsiflorum como perdido. Mas agora durante o Verão, voltou a tentar e tem alguns pseudobolbos a crescer. Resta aguardar para ver se desta vez os vinga!

Dendrobium Hilda Poxon: novo pseudobolbo!

 


Dendrobium Hilda Poxon (nº2) - O pseudobolbo formado durante a Primavera!

 O meu desejo em Maio deste ano cumpriu-se: o pequeno Dendrobium Hilda Poxon (nº2) está a começar a criar um segundo pseudobolbo.
 Embora eu ache que também este pseudobolbo não vá atingir nenhum tamanho recorde, tenho que compreender que o importante é que a orquídea se esteja a desenvolver bem e que, com a chegada de um novo pseudobolbo, surgem novas raízes. 

Dendrobium Hilda Poxon (nº2) - O novo pseudobolbo a surgir 

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Dendrobium amethystoglossum: débil com um toque de esperança

Dendrobium amethystoglossum - muito débil

 Ainda não tenho certezas sobre o que aconteceu com este Dendrobium amethystoglossum (bem como com os dois Dendrobium nobile), mas suspeito que abusei e adubei em excesso! Seja qual for a causa, o certo é que levou à perda das raízes, dos rebentos que estavam a crescer na base e, mais grave, à perda das 3 "canas" mais velhas (se serviam de armazenamento de nutrientes e energia ao Dendrobium.

Dendrobium amethystoglossum - 2 novos pseudobolbos

 Foi um declínio tão rápido desde junho que julguei como certa a perda da orquídea. Felizmente começaram a surgir 2 novos rebentos na base (fotografia em cima) e espero que com eles surjam novas raízes. É urgente que tal aconteça para prevenir que o Dendrobium desidrate por completo.

Dendrobium amethystoglossum - "keikis"

Dendrobium amethystoglossum - raízes a surgir nos "keikis"


 Também os dois keikis sofreram, mas não se perderam. Estão a desenvolver raízes. Já pensei envolve-las com um pouco de esfagno, ou algo que ajude a criar alguma humidade em volta delas. Hoje julgo que detetei também gemas activas na base dos "keikis". Talvez estejam a tentar criar novos pseudobolbos.

Dendrobium speciosum: mais 2 pseudobolbos?!

 
Dendrobium speciosum - 2 novos pseudobolbos

 Ainda há poucos dias falei aqui no blogue sobre o Dendrobium speciosum, porque este estava a desenvolver 3 novos pseudobolbos depois de um intervalo desde a Primavera (altura em que já tinha criado 2 pseudobolbos). Pois bem, descobri estes dias que tem mais 2 novos pseudobolbos a surgir.
 Venham eles... já vamos em 7 esta época!

Achillea millefolium

 
Achillea millefolium

 Comprei esta planta em Janeiro do ano passado e está a florir pela primeira vez.
 Continuo a cultivá-la em vaso, por enquanto. Fica mais fácil nas mudanças e deslocações até lhe arranjar um local permanente.