domingo, 23 de abril de 2017

Mini Exposição de Orquídeas de Lousada

 Fiquei surpreendida porque este ano o horto presente na (Mini) Exposição de Orquídeas de Aveleda (Lousada) dispunha para venda de diversas orquídeas espécie e híbridos primários. Algo mais do que os habituais Cymbidium, Phalaenopsis, Dendrobium nobile e híbridos intergenéricos de hipermercado  (as famosas "Cambrias").
 Depois de muita indecisão (porque achei os preços absurdamente caros em algumas orquídeas), vim para casa com mais duas orquídeas: Dendrobium loddigesii (sem certezas, não tinha identificação); e uma Maxillaria variabilis var. yellow.
 Pelo que já conhecia das exigências de cultivo de ambas, creio que se podem adaptar bem cá por casa.

 No caso da Maxillaria variabilis var. yellow vai ser uma estreia e, de certa forma, vai servir de cobaia porque vou cultivar alguma espécie deste género (Maxillaria) pela primeira vez. Está ainda em fase de floração, com umas minúsculas flores amarelas perfumadas e tem diversos pseudobolbos em formação.
Maxillaria variabilis var. yellow

Maxillaria variabilis var. yellow

Maxillaria variabilis var. yellow

Maxillaria variabilis var. yellow

 Em relação ao Dendrobium loddigesii, a identificação dele não está garantida, mas pelo aspecto, poderá ser espécie ou então algum híbrido deste. Pelo que me explicaram lá na exposição, requer cultivo em ambiente temperado, substrato semelhante ao de outros Dendrobium e um descanso no Inverno (a seco).
 Não encontro indícios de florações anteriores, no entanto sendo uma orquídea de porte pequeno e já ter produzido keikis, creio que já estará apta para florir, caso eu lhe consiga proporcionar os devidos cuidados.
Dendrobium loddigesii (?)

Dendrobium loddigesii (?)

Dendrobium loddigesii (?) - Um pequeno "Keiki" com longas raízes activas.
Dendrobium loddigesii (?) - formação de "keikis"?

Sem comentários:

Enviar um comentário