sexta-feira, 14 de julho de 2017

Alstroemerias - Pequenas anotações


 Neste momento tenho poucas Alstroemerias em flor. Algumas fizeram-no por pouco tempo e depois simplesmente estagnaram. Noto que existem variedades ou híbridos que florescem mais do que outros e uma que nunca desilude é a primeira Alstroemeria que comprei: sempre em flor, mesmo durante o Inverno!

Alstroemeria (NOID, nº1)

 Estou a tentar fazer um inventário das Alstroemerias que tenho. Tem sido uma tarefa difícil porque desconheço ainda todas as cores ou variedades das plantas que me foram oferecidas em Março e algumas são repetidas. Por exemplo, tenho umas 4 divisões da Alstroemeria nº4 (foto em baixo) espalhadas por diferentes locais do jardim. Terei que fazer uma espécie de mapa com as localizações de todas as divisões, para não me esquecer, e mais tarde no Outono junta-las numa touceira só.

Alstroemeria (NOID, nº4)
Alstroemeria (NOID, nº12)

 Em relação às 3 Alstroemerias que comprei numa feira, já só me falta plantar uma (foto em cima). Vou tentar dividi-la amanhã para poder oferecer uma parte a uma tia (que não tem nenhuma igual e que me tem dado diversas divisões de outras variedades). Curiosamente esta Alstroemeria continua sempre florida e é um verdadeiro petisco para as abelhas.
 Algumas das minhas Alstroemerias que estão estagnadas estão a maturar cápsulas de sementes. Nunca experimentei, mas se calhar seria interessante e desafiante tentar semear e fazer germinar novas plantas de Alstroemerias, quem sabe se com algumas surpresas!
 Acho que a primeira vai ser a Alstroemeria roxa que me ofereceram no início deste mês (foto em baixo ).

Alstroemeria (NOID, nº16)

Sem comentários:

Enviar um comentário