quarta-feira, 5 de julho de 2017

Orquídeas

 Hoje decidi fazer um pequeno apontamento sobre várias (na verdade apenas 5) orquídeas sobre as quais não costumo falar tanto. De uma maneira geral estão todas a reagir bem e a desenvolver-se de acordo com o esperado durante esta época do ano. Umas mais do que outras, é certo.


Aerangis mystacidii
Aerangis mystacidii - marcado com círculo: haste ou raíz?
 Bem, esta vai ser uma excepção, falei dela recentemente! Apenas decidi inclui-la nesta publicação porque detectei algo a surgir na parte inferior de uma das minhas Aerangis mystacidii (a que está a produzir 4 folhas).
 Inicialmente banalizei, convencida de que seria mais uma raiz. Mas agora não tenho tanta certeza porque aquela pontinha verde (marcada na foto com um círculo) é irregular e não tão redonda e lisa como seria de esperar numa coifa. Infelizmente esse detalhe é mais visível a olho nu do que em foto.
 Como florescem no Verão ou no início do Outono, quem sabe...


Cattleya skinneri x skinneri alba
Cattleya skinneri x skinneri alba
 Não é uma orquídea muito viçosa sobre o meu cuidado! Acho que teve um Inverno difícil cá em casa e desidratou bastante os pseudobolbos antigos. Está a desenvolver um novo pseudobolbo com muito bom tamanho mas ainda não detectei grande desenvolvimento nas raízes, o que me preocupa. Estou a ponderar muda-la para leca ou então monta-la, porque a outra Cattleya skinneri (igual a esta e que ofereci a um colega orquidófilo) está montada em cortiça e a desenvolver-se muito bem. 


Dendrobium fleckeri
Dendrobium fleckeri
 Depois de alguns percalços com os irrequietos gatos alheios (que viraram por 2 vezes este pobre Dendrobium fleckeri), ele finalmente mostra sinais de adaptação: raízes e um novo pseudobolbo.
 A outra divisão, bem mais pequena, não se está a adaptar nada bem! Já a contabilizo como uma perda futura!


Laelia tenebrosa
Laelia tenebrosa

Laelia tenebrosa
 Esta pequena Laelia tenebrosa também teve um Inverno difícil e sofreu igualmente nas patas dos gatos. Ela tinha desenvolvido incrivelmente bem no Verão passado, mas durante o Inverno estagnou o crescimento dos dois pseudobolbos, perdeu um pseudobolbo antigo e várias raízes. No início desta Primavera fiquei mesmo pessimista. Mas ei-la em luta: novas raízes, novas coifas e ramificações nas raízes antigas e um novo pseudobolbo a espreitar (marcado com circulo na 1ª foto).


Maxillaria variabilis var. yellow
Maxillaria variabilis var. yellow
 A minha primeira Maxilaria e uma orquídea extremamente fácil de cultivar (até ao momento, claro). Está cheia de novos rebentos com folhas em crescimento que futuramente (ou assim espero) originarão novos pseudobolbos. 
 Tento manter-lhe o substrato sempre húmido, caso contrário notam-se pequenas rugas a surgir nos pseudobolbos.

Sem comentários:

Enviar um comentário