quarta-feira, 19 de julho de 2017

Coelogynes

 Coelogynes


Coelogyne cristata
Coelogyne cristata 
Coelogyne cristata


Coelogyne cristata
 Está a ter uma adaptação ainda difícil à mudança de ambiente, apesar de ter chegado à floração sem abortar.  Perdeu o pseudobolbo mais antigo, algumas folhas e continua com sinais de desidratação (pseudobolbos enrugados). Lembro-me que quando a recebi, só tinha raízes nos 2 pseudobolbos mais antigos, sendo que um deles acabou por apodrecer cá em casa. 
 Finda a floração, começou a desenvolver a frente e mais recentemente detectei uma segunda frente a surgir de um dos pseudobolbos mais antigos. O suficiente para me deixar alguma esperança de que eventualmente vai acabar por recuperar. Andei a espreitar no substrato em busca de raízes novas, em vão, mas as que ainda mantém parecem-me saudáveis.
 Haja fé!


Coelogyne fimbriata
Coelogyne fimbriata - a 05-07-2017
Coelogyne fimbriata - a 17-10-2016
 Só tenho uma coisa a dizer sobre esta orquídea: de cultivo muito fácil.
 Obviamente estranhou a mudança cá para casa. Isso notou-se nos pseudobolbos minúsculos que acabou de desenvolver durante o ciclo passado. Mas neste momento está com 5 frentes de crescimento, bem desenvolvidas e não tarda nada terei que a mudar novamente para um vaso maior.


Coelogyne nitida
Coelogyne nitida

 Das 3 Coelogynes esta é a que mais me preocupa. Já está há mais de um ano cá em casa e continuo a não me entender muito bem com ela. Está a desenvolver 3 frentes a partir dos 3 pseudobolbos raquíticos desenvolvidos no ano passado.
 Continua bastante enrugada e com poucas raízes. Recentemente coloquei uma camada de esfagno no topo do substrato, mas não notei qualquer diferença. Por isso pondero mesmo reenvasa-la, talvez para um substrato composto por leca, perlite e esfagno ou só leca e esfagno!

Sem comentários:

Enviar um comentário