quinta-feira, 27 de julho de 2017

Dois Dendrobiuns


 Recebi hoje 2 (dos 3) Dendrobiuns comprados no Ebay a um vendedor da Tailândia. Curiosamente esta encomenda foi a última a ser enviada e no entanto foi a que chegou primeiro. Espero não vir a ter más noticias "alfandegárias" com a outra!..

Dendrobium moschatum:
Dendrobium moschatum

Dendrobium moschatum

Dendrobium moschatum - keiki
 Já anda na minha lista deste o início (mais a sério) da minha paixão por Orquídeas. Foi lá parar por ter floração longa e perfumada e por supostamente, aguentar algum frio, se bem que hoje no orchidspecies li que afinal é um Dendrobium de clima mais quente, embora precise na mesma de um pequeno descanso no Inverno! Como raio é que me troquei assim?!
 Vem montado num bocado de madeira. Não gosto do aspecto daquilo! Ainda não sei bem se o vou manter assim. Aquela parte inferior que parece estar meia pendurada, essa vou remover e colocar em vaso. Tenciono fazer o mesmo aos keikis.
Dendrobium moschatum


Dendrobium cretaceum:
Dendrobium cretaceum

Dendrobium cretaceum
 Este Dendrobium não constava na minha lista de desejos mas foi uma oportunidade de comprar mais orquídeas ao mesmo vendedor, aproveitando os descontos nos portes. Tive uma sorte danada com esta, o vendedor não cancelou o leilão e eu acabei por a comprar super barata, uma pechincha (1,13 euros apenas - mais ninguém licitou).
 Este sim, já aguenta algum frio. Só preocupa não ter grande sistema radicular.


 Como é óbvio, vinham ambas com ligeiros sinais de desidratação. Reguei-as com abundância e depois tive que as molhar bem com água oxigenada porque detectei em ambas minúsculos caracóis. Tenho-as afastadas das restantes até ter a certeza que consegui matar todos aqueles malditos bichos. 
 Há algumas coisas que me deixam um pouco inquieta se a ID destes 2 Dendrobium estará mesmo certa!
 A começar pelo Dendrobium moschatum, que é conhecido por ser um Dendrobium de porte grande. A planta que recebi é demasiado desenvolvida para ter pseudobolbos tão pequenos. Já enviei as fotos a um colega orquidófilo que cultiva um exemplar e também ele ficou com algumas dúvidas! E aquele tom avermelhado nos novos pseudobolbos, não me parece habitual.
 Em relação ao suposto Dendrobium cretaceum a minha dúvida reside no facto de me terem enviado uma planta diferente da que estava à venda. Não é a mesma! Deve ser o meu castigo por ter comprado a orquídea tão barata.
 Ainda não dei feedback ao vendedor. Estou a ponderar enviar uma mensagem primeiro a clarificar isto. Se comprei o Dendrobium moschatum sem prestar muita atenção às fotografias, culpa minha. Mas em relação ao outro, ao Dendrobium cretaceum, estou curiosa por uma explicação!

Sem comentários:

Enviar um comentário