Hippeastrum 'Red Pearl' & Hippeastrum 'Nagano' |
Semeei as sementes destes dois híbridos de Hippeastrum (Amaryllis) 'Red Pearl' e 'Nagano' em Julho e parece-me agora uma boa altura para fazer um breve ponto de situação e deixar algumas anotações/conclusões para me servirem de guia no futuro.
As sementes de ambos estavam viáveis, mas tive melhores resultados com a sementeira do Hippeastrum 'Nagano' do que com a sementeira do Hippeastrum 'Red Pearl' (como se pode ver na foto em cima).
Hippeastrum 'Red Pearl' |
A primeira sementeira que fiz, foi com as sementes do Hippeastrum 'Red Pearl' (foto em cima), e o meu erro foi colocar o vaso num local em que ficava exposto ao sol durante as horas de maior calor. Mesmo com regas constantes de modo a manter o substrato sempre húmido, não consegui evitar que as pequenas plantas, que começaram a nascer, fossem "cozidas" pelo sol demasiado quente. Quando reparei, já tinha feito estragos permanentes em algumas das plantas que acabaram por morrer.
Alguns dias mais tarde, quando fiz a sementeira das sementes do Hippeastrum 'Nagano', por mero acaso tive o bom senso (ou instinto mais afinado desta vez) de colocar o vaso num local mais sombreado e as plantas desenvolveram-se muito bem, como se pode ver na foto em baixo. Só quando estas sementes começaram a nascer, é que tive a brilhante ideia de mudar o vaso da sementeira do Hippeastrum 'Red Pearl' também para a sombra!
Hippeastrum 'Nagano' |
Ofereci metade das sementes (dos dois Hippeastrum) a um colega orquidófilo. Das experiências conjuntas com as sementeiras de ambos, podemos concluir que as sementes germinam mais e melhor quanto maior for o grau de humidade e luz, mas nunca com sol directo, pelo menos não nas horas de maior calor. Foi um erro muito básico da minha parte que serviu de lição para futuras sementeiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário