segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Dedrobium kingianum


Dendrobium kingianum (nº2)
Dendrobium kingianum (nº1)



















 No dia 9 de Março de 2014, na Exposição de Orquídeas em Forjães (Barcelos), comprei um Dendrobium kingianum sem flor por 6 euros. Nada mal para uma orquídea de porte médio e com uns 6 ou 7 keikis.
 Uns meses mais tarde, ao reenvasar o Dendrobium kingianum, reparei que tinha em mãos apenas uma divisão cortada literalmente a meio sem cuidado algum e que provavelmente foi esse acto negligente que estava a debilitar a orquídea.
 Quando os Keikis atingiram o tamanho adequado, removi-os da planta mãe e envasei separadamente, oferecendo alguns e montando um numa árvore no jardim (a 06-08-2014).
 Três anos depois, restam-me apenas 2 "keikis": o que estava montado e um que sobreviveu em vaso.

Dendrobium kingianum (nº1)
Dendrobium kingianum (nº2)
Dendrobium kingianum (nº2)

 Em Maio escrevi sobre o Dendrobium kingianum montado numa árvore. Estava a enfraquecer cada vez mais e decidi retira-lo da árvore e colocar em vaso, num local exterior, mas abrigado. Na altura, não tinha esperanças que sobrevivesse mas cuidei dele na mesma. Dois meses depois tem em formação: raízes novas, um novo pseudobolbo basal e um keiki no topo do pseudobolbo antigo (as duas fotos em cima, Dendrobium kingianum nº2).
 As orquídeas ainda me conseguem surpreender com o seu instinto de sobrevivência!

Sem comentários:

Enviar um comentário